sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Spring is around the corner



Já cheira a primavera...o inverno já passou....hoje esteve um dia lindo, céu azul com nuvens altas, temperatura amena e algo no ar que nos faz respirar melhor.

Estive sentada algum tempo na mesa da esplanada da Botânica, a gozar desta atmosfera e a ler My Brief History de Stephen Hawking no Kindle.

É bem agradável ler assim ao ar livre. Já terminei o Still Alice, que foi um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Está escrito dum modo exemplar na 3ª pessoa , mas como se estivéssemos a seguir a corrente de pensamento de Alice, que se vai apagando lentamente.

No Botânico, já havia florinhas por tudo o que é sítio, embora ainda tímidas por debaixo dos troncos de árvores muito burilados e esguios.
Quando entro neste jardim perco a noção da realidade, fico perdida naquele emaranhado de arbustos e sombras. Sinto-me bem e apetece-me fotografar cada recanto como se fora a primeira e a última vez....



 Fica aqui um poema sobre a Primavera de E.E. Cummins, um poeta contemporâneo:

Spring is like a perhaps hand 
(which comes carefully 
out of Nowhere)arranging 
a window,into which people look(while 
people stare
arranging and changing placing 
carefully there a strange 
thing and a known thing here)and

changing everything carefully

spring is like a perhaps 
hand in a window 
(carefully to 
and fro moving new and 
old things,while 
people stare carefully 
moving a perhaps 
fraction of flower here placing 
an inch of air there)and without breaking anything.
E.E.Cummins

3 comentários:

  1. Estes posts descrevendo o jardim botânico, deixam-me profundamente nostálgico. Vivi os meus golden years, até 1987 na Guerra Junqueiro(ao colégio alemão) , mas frequentei a esplanada da botânica, que penso ser a mesma que refere, ou seja, na esquina da Campo Alegre/António Cardoso.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Sim, sãos meus sítios de estimação....os meus filhos andaram no colégio alemão, embora não morássemos aqui. Gosto desta zona embora tenha pouca animação e lojas. O jardim dá muito jeito para espairecer.....

    ResponderEliminar