quinta-feira, 2 de abril de 2015

A Foz do Cávado e Ofir




Vivi seis meses em Esposende de Julho a Janeiro de1977.


Foi uma das experiências mais interessantes da minha vida nómada, quando andei com a casa às costas como o caracol ( era só recheio, não a casca!!).
Durante três meses estive num dos locais mais bonitos do país, a dois passos de rio e do mar, local ventoso mas duma beleza selvagem indescritível, que, no inverno, me fazia lembrar os países nórdicos, os tons róseos sobre o rio em mesclas, entremeados com o verde das ervas, onde por vezes pastavam vaquinhas junto á agua.

Foi o local onde me senti mais só, apesar de ter um bébé de 14 meses que me acompanhava todos os dias à praia e à vila, que se ria para todos com um à vontade tal que encantou uma senhora francesa de 84 anos, residente num castelo no Loire, que me foi visitar umas duas vezes antes de partir para França e ainda me mandou um postal convidando-me para a ir ver no Loire. Nunca fui...

 Vivi esses três meses quase só em contemplação da Natureza e do meu filho, que crescia a olhos vistos e me encantava todos os dias. Mas tudo o que é bom acaba.

Em Outubro comecei a dar aulas no Porto e tive de "viver" Esposende só aos fins de semana. Em Janeiro partimos para Chaves.
 
 Ainda hoje adoro ir a Esposende, embora passe muitos dias em Ofir do outro lado do Cávado, que é um paraíso, área protegida com pinhal e um mar sem fim, como podem ver nestas fotos. Voltar a estes locais é como renascer....

2 comentários:

  1. Boa noite, Virgínia! Por mencionar que andou com a casa às costas, já me aconteceu mais ou menos o mesmo. Estava habituada a espaços relativamente grandes, onde vivi apenas na companhia da minha mãe, quase dez anos. Refiro-me à casa onde nasci e criei-me. Um mês depois de casada fui viver para outra ilha, pequena, e num quarto alugado juntamente com senhoria ... Que tormentos passei durante dez meses. Todas as semanas ia sentar-me num jardim em frente ao mar para ver o barco de carga e passageiros que chegava da minha ilha. A minha vontade era de me meter lá e ir embora...Até hoje nunca me senti tão presa...Visitar um lugar é uma coisa mas morar é outra.
    Beijinho e Boa Páscoa,

    ResponderEliminar
  2. Querida Madalena,

    Também sofri bastante com as mudanças, que eram super cansativas e desmotivadoras, mas procurei sempre adaptar-me ao novo ambiente e aprendi muito. Cresci em cinco anos mais do que na minha vida inteira!!! O pior foi viver com a minha sogra em casa dela durante um ano inteiro. Julguei que morria....houve alturas em que só me apetecia fugir....mas isso já lá vai, só deixou marcas no meu casamento e bem fortes!!!
    Uma Páscoa muito feliz com o seu netinho.....os meus estão nos Canyons a desfrutar de belos panoramas, ainda ontem falei com eles!! Bjinho grande!

    ResponderEliminar