sexta-feira, 19 de junho de 2015

Caixinha de surpresas

foto tirada pela minha filha ontem à tarde
Esta praia, como tantas outras, é todos os dias diferente.

É o que mais gosto no mar. Modifica-se a toda a hora.

No céu, as estrelas estão fixas, aparentemente. Olho o céu estrelado nestas noites sem luzes neon e prescruto o silêncio das galáxias, mas não fico espantada, nem surpreendida sequer pela imensidão lá em cima.

Quando olho para o mar, tudo é diferente. Num dia, ele vem beijar as rochas em frente à nossa casa, noutros está lá mais longe e a prainha torna-se grande. Durante a manhã o azul é acizentado, à tarde a água parece verde e à tardinha fica tudo rosado.

Muda conforme o vento. O vento é quem manda. Mal sabemos quanto.

Se está norte, como nos primeiros dias, o mar é mansinho, transparente, dum azul escuro com


manchas aveludadas, que deslizam em direcção ao horizonte. Se está de oeste, vêm as ondinhas irritantes que predizem chuva. Se está de sueste, como aqui se chama ao Levante, a transformação é total. Numa noite ( esta foi assim) o mar enfurece-se e ouve-se bater com estrondo na areia. Lentamente, as ondas vão sendo cada vez maiores e até julgaríamos ter mudado para o Hawai.


Hoje esteve dia de sueste, o que equivale também a fins de tarde de sonho, rosa com neblina, suaves como um quadro a pastel.





4 comentários:

  1. A sua pormenorizada descrição e as bonitas fotos transportaram-me, por instantes, para essa bela praia.
    Dê um mergulho por mim, se não se importa :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Até dois mais que um, Miss :) !!! Hoje está de sueste com ondas grandes boas para furar, mas tenho de ter cuidado, pois já não sou uma jovenzinha maluca!!! O cheiro que vem do mar inebria..... o barulho embala....
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Hoje , também já dei uns mergulhos ( longe da costa).

    - Tenha cuidado com os tubarões :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui os tubarões são só os ingleses que invadem os restaurantes depois das 7. Eu vou sempre jantar com a minha filha às 6.30 e depois damos uma volta pela praia ao entardecer. É bem mehor do que jantar às 9 horas como fazem a maior parte dos portugas. Bons mergulhos onde quer que seja!!

      Eliminar