sábado, 22 de agosto de 2015

Os fins de tarde de Agosto


Tenho assistido a pores do sol e fins de tarde magníficos este ano. Talvez porque estou no norte e as tardes são mais diversificadas, há mais neblina, nuvens e contrastes de luz. No Algarve, os pores do sol não têm história, o céu está sempre azul e o sol até cansa.

Hoje fui a Matosinhos jantar com a minha filha à Cufra, restaurante estupendo no piso 2 do edifício transparente, um mamarracho em betão construído à revelia da paisagem e mesmo à saída do parque da Cidade. 

É feio por dentro e por fora, mas a vista de lá de cima e o ambiente dos cafés em baixo, a azáfama dos surfistas que pertencem à escola ali mesmo, as crianças e as famílias dão um certo colorido à praia. O restaurante é bom e acessível, o prato - posta de vitela na pedra - estava uma maravilha e a sangria bem saborosa.

Depois foi o passeio pela passerelle a olhar para a praia e para as gaivotas que se amontoavam, piando alegremente na areia junto ao mar. O sol já estava baixinho e as silhuetas do Porto de Leixões, com o seu novo terminal de contentores, pareciam algo futurista numa praia...

Alguns bares já estavam cheios de gente nova com aspecto feliz e música estridente. Em contrapartida outros estavam ainda vazios e tristonhos com música de cabaret.

A Anémona destacava-se no azul do céu. Muito bela, mas trucidada pelos prédios que a afogam do lado oposto ao do mar. Esta escultura deveria ter sido colocada no parque da cidade...


Ficámos ali até o sol desaparecer por detrás das gruas do porto. Tarde serena....e bela de fins de Agosto.


4 comentários:

  1. Virginia, já tinha saudades das suas fotos e desses contraste de luz que capta com tanta mestria.
    Neste final de agosto, os fins de da tarde no Algarve também estão mais diversificados, com mais neblina, nuvens e contrastes. Ainda estou por cá, a adiar o regresso e a despedir-me lentamente. Todos os dias, ao anoitecer, vejo bandos de pássaros a partir para outras paragens. Qualquer dia, sou eu..
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sentido um deserto à minha volta , sem comentários das minhas amigas habituais. Continuo sempre a postar as fotos da minha vida e a descrever o que sinto, pois um dia volto a ler e a recordar. Neste momento estou em Ofir com os meus dois netos e filha. Hoje está uma tarde de sonho e fizémos piscina, mar a sério, escalada de dunas desde que viémos. Os meus netos têm sete vidas e estão radiantes.
      Obrigada. Um resto de férias excelente!

      Eliminar
  2. Virgínia, a minha passagem pela cidade do Porto foi em menos de 24 horas e duas noites para dormida, mas deu para ver um belo pôr de sol perto do Castelo do Queijo...O tempo foi curto e muito dos meus planos ficaram para trás... De qualquer forma não hão-de faltar outras oportunidades, Espero para breve, já que, é a Norte que sinto outras energias e muito para ver. Veja lá, no dia 20 almocei num restaurante virado para o mar, numa bela paisagem, em Leça da Palmeira!
    Beijinho...

    ResponderEliminar
  3. Deve ser Os Viveiros da Mauritânia, onde os meus netos festejaram os baptizados e fomos muitas vezes em dias de anos. Nesse dia 20 ( em que faziam 50 anos que comecei namoro com o meu ex-) não me senti muito bem, estive com umas dores esquisitas, que felizmente estão a passar. Ainda bem que gosta do Norte....
    Bjinho

    ResponderEliminar