terça-feira, 1 de dezembro de 2015

De novo....o Natal

Hoje iniciei a época festiva.



 A minha Luisa é que tratou de arranjar o Adventzkranz no Bazar de Natal do Colégio Alemão. É lindo, muito simples, com as suas velas vermelhas grossas. Acendemos ontem pela 1ª vez.

Hoje a minha filha e a empregada foram buscar tudo a arrecadação e enfeitaram a árvore num abrir e fechar de olhos. Está linda. Não consigo já tratar destas coisas, no ano passado nem fiz presépio pois os netos não estavam cá. Mas este ano apetece-me fazer em dobro!


Acendi a lareira para me sentir no inverno e pus música de Natal e barroca. O ambiente ideal para me sentir na quadra....e como dizem os alemães "Alle Jahre wieder kommt das Christuskind". Todos os anos de novo chega o Menino Jesus. E com ele a tradiçao, as recordações, umas lágrimas, os cheiros e a felicidade moderada.

Há três anos escrevi isto na época de Natal.

Há quase 40 anos que é assim, sou sempre eu que enfeito a casa e se não a tinha enfeitava a dos outros, como aconteceu quando andei pela província. Muito me custa estar numa casa vazia de natal...nisso sou completamente infantil, adoro o ambiente, o cheiro das velas, a caruma e as pinhas que ainda hoje fui apanhar ao botânico e que estão cheias de resina. Dantes até tinha sempre um pinheiro a sério, mas ja há dois anos que faço a árvore com um artificial e o efeito não é menos bonito. Nunca gasto dinheiro em enfeites, apanho folhas, pedrinhas, ramos de pinheiro aqui da rua e com algumas folhas de cameleira, armo o local onde vou pousar o estábulo e as figurinhas antigas, que comprei quando vim para o Porto há 32 anos. Só o musgo é que é comprado e vem bem fresquinho ainda verde a cheirar a montes.

2012




6 comentários:

  1. Eu ainda não entrei no espírito natalício. Tenho tido outras preocupações e quase que não me apercebi que já falta pouquíssimo tempo para o Natal. No entanto, gosto muito do Natal, embora me angustie o consumo e as enchentes nas lojas e centros comerciais.

    Um beijinho, Virginia

    ResponderEliminar
  2. Desde que a minha Mãe faleceu deixei de ir a Lisboa no dia de Natal, o que foi excelente para poder passar um Natal aqui descansada. Já não ando num corropio a comprar coisas para os meus sobrinhos. Agora só compro para os netos , os filhos já têm muitas coisas que lhes vou dando durante o ano e ofereço a consoada, que cozinho e se come na casa do meu filho e nora. Durante anos passava a consoada cá e o dia de Natal em Lisboa, com passagem pela Mealhada para almoçar. Agora felizmente, é tudo muito agradável e não há lufa-lufa fatigante. Gosto da tradição, da música e dabeleza, mas não do aspecto comercial. Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Virginia, então já somos duas a não gostar de casas despidas de Natal . Faz-me aflição porque fui nascida e criada em grandes preparos natalícios . A minha irmã mais velha ainda é mais do que eu. A minha mãe Tinha feitio sóbrio e pouco dada a festas. Era quase misantropia, mas incutiu-nos muito as tradições de Natal. Sem presépio não há Natal, para mim !
    Ainda não tenho nada enfeitado porque na minha tradição familiar é mais ou menos próximo do Natal. Ando nos projectos... (risos)
    Este mês fugirei o mais possível de ouvir desgraças e não ligo as tvs com programas que me possam deitar para baixo. Levo quase todo o dia a ouvir música...

    ResponderEliminar
  4. Nunca deixei de enfeitar a casa, mesmo no ano em que me separei do meu marido. Lembro-me desse ano, em que a consoada foi só entre mim e dois filhos , já que o meu filho mais velho foi à aldeia com a mulher. O que valeu foram os enfeites e a comida boa numa nova casa, que é linda por sinal...
    Agora felizmente fica tudo aqui em família e no Campo Alegre!! Vai ver que com netinha, as coisas são diferentes!!
    Bjinho

    E como vão as pinturas??

    ResponderEliminar
  5. Como eu gostava de ter esse espírito natalício, mas não tenho! Sorte tiveram os meus filhos com a avó Alice, minha mãe, felizmente viva e com saúde! Os meus netos têm os pais que se encarregam disso.
    Para evitar as correrias de que a Virgínia fala, desde que os meus filhos se casaram, eu própria decidi que o nosso Natal seria num domingo do advento. Assim não os sentiria na estrada a correrem de um lado para o outro e não corria o risco de algum faltar. Este ano será dia 19!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graças a Deus os meus filhos estarão todos no Porto no Natal. No ano passado foi impossivel porque a California é no cu de Judas, mas este ano estão todos cá. A minha festa de família alargada - cerca de 70 pessoas - é sempre no sábado a seguir ao Ano Novo em Coimbra, de modo a todos passarem o Natal calmamente com as suas famílias em Lisboa, Coimbra e Porto ( só eu).
      Mas gosto do ambiente natalício e detesto viagens em Dezembro, já uma vez fiquei sem comboios em Inglaterra e tive de apanhar um taxi de Leeds para Londres, de modo a apanhar o avião para o Porto.

      Eliminar