segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Melancolia feliz

Há quem diga que a melancolia é um estado de alma mais negativo do que positivo.

Para mim, não é, pois até os sons da palavra têm algo de harmonioso e como diria o Nabukov , a propósito do nome Lolita, a língua enrola-se e desenrola-se para a pronunciar: "Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta. "

Gosto de me sentir melancólica, é sinal de que vivi recentemente estados de quase euforia ou de alegria intensa, seguidos de um fade out natural. Como acontece quando giramos o botão do player para a música se terminar com suavidade, sem ferir os ouvidos.

Gosto deste apagar lento. O fogo da minha lareira também se está a apagar lentamente depois de três horas a arder bem.

Três horas inteiras em que ouvi música escolhida por mim quase non-stop, enquanto ia ajeitando as achas e olhando para as chamas dançando.
Hoje não ouvi música clássica, mas canções de musicais, vozes inconfundíveis, bandas que em tempos me levavam aos céus como os Simon and Garfunkel ( onde param?), duetos, enfim, uma panóplia de emoções que ainda me fazem vibrar.
A minha Mãe queixava-se nos últimos anos da sua vida que não conseguia ouvir música pois ficava demasiado nostálgica. Receei durante muito tempo que o mesmo me acontecesse, mas por enquanto, a música só me enche de paz.

O meu filho mais novo ofereceu-me dez bisnagas de acrílico - muito bom e com certeza caro - como já não tinha há muito. Foi especialmente à loja Sousa Ribeiro, o paraíso dos pintores aqui do Porto. Tenho querido lá ir, mas fica em Sá da Bandeira e tenho dificuldade em andar com coisas pesadas. As cores que ele me ofereceu estão em parte contempladas no quadrinho que fiz estes dias. É mais primaveril do que outonal...é um pouco onírico, talvez....ou melancólico.



11 comentários:

  1. Boa noite, Virgínia! Sempre fui anti-rotinas e não me imaginava algum dia sentir-me bem com a vida rotineira. Talvez seja por ter dentro da minha casa uma panóplia de afazeres onde me entretenho com agrado e fora de casa também.
    Em certas épocas, como é a do Natal, em que foge um pouco ao meu dia a dia habitual, em que tem de se dar mais atenções à família e nos sobra pouco tempo para o resto, quando termina, mesmo que tenha sido bom, fico aliviada...Por isso estou a entendê-la na perfeição.Gosto do seu quadro! Os dourados, castanhos e verdes além de fazerem uma bela combinação também brilham.
    Lá para outra semana é que irei entrar no meu mundo muito próprio...
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. É bom ter-se uma rotina para sentir alguma segurança e não demasiados sobressaltos. Houve alturas na minha vida em que só queria entrar de novo na rotina, era um desespero enfrentar o drama diário. Mas as Festas cansam...os meus netos foram hoje para a Alemanha e só voltam no fim de semana, é um sossego. Obrigada pelo elogio ao quadrinho. Acho que está bonito :)
    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. A música tem em mim o mesmo efeito que descreveu aqui. Gosto do termo melancolia feliz. E gosto também do seu quadro que apresenta uma interessante mistura de primavera com outono ou será a tal melancolia feliz? :)

    ResponderEliminar
  4. Quando olho para ele lembra-me o Botânico....mas não pensei nisso quando o pintei.... :)

    Sem música, a vida não teria sal....

    Boa noite, Miss :). Durma bem!

    ResponderEliminar
  5. O quadro é muito bonito, sobretudo pelos tons!
    Quem aí em casa se interessa por NUVENS? Como professora de Geografia conheci esse Atlas que se vê na fotografia...

    ResponderEliminar
  6. Cloud Atlas é o nome dum romance do qual fizeram um filme de ficção científica. É da minha filha, nada tem a ver com atlas, nem nuvens!!!
    :)
    Mas adoro nuvens e tenho fotos espantosas delas....sobretudo na praia da Luz.....
    Obrigada! Boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Pareceu-me ser igual a um que existia na secção de Geografia da Biblioteca do meu Liceu, um livro com fotografias maravilhosas... Enfim deformação profissional!

    ResponderEliminar
  8. Nunca vi um atlas de nuvens, mas gostava de ver....

    Um Bom Ano, Dalma!

    ResponderEliminar
  9. São lindos, basicamente mostram e definem as nuvens, sobretudo associam-nas ao tempo que faz ou vai fazer, depois localizam-nas nos lugares que lhe são característicos. Hoje em dia com os satélites meteorológicos é fácil todos termos essa noção.
    Nunca ouviu a sabedoria popular dizer " céu lavrado aos três dias é molhado"?
    isto é saber ler as nuvens!
    Nunca lhe aconteceu andar de avião num céu azul e haver trepidação? Lá muito em baixo estão-lhe nuvens associadas!
    Estou curiosa sobre o romance com tal nome, vou pesquisar na Amazon e se não tiver preço excessivo vou comprar.
    Para 2016, os desejos que deseja!

    ResponderEliminar
  10. O filme foi muito badalado, mas não o vi, pois não gosto muito de ficção científica.
    Gostava de fazer uma colagem com as fotos das nuvens que aqui tenho....mais de 50!!!

    Vi hoje um filme fantastico: A rapariga dinamarquesa - The Danish Girl. Mais um óscar para o Redmayne, fabuloso!

    ResponderEliminar
  11. Faça essa colagem e mostre aqui, eu gostaria!

    ResponderEliminar