quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Mia Madre


Um filme belíssimo, gerador de emoções das mais variadas, criadas por uma situação familiar próxima de todos nós, uma realidade sem sonhos mas mesclada duma imensa ternura e amor ilimitado sem pieguice com um equilíbrio extraordinário.

Um filme que todos devemos ver para que nos seja devolvida a fé nas pessoas e na Família.


Hoje em dia, a opinião pública proclama que os velhos são uns trastes dependentes, atrasos de vida que sugam o dinheiro dos jovens, uns inúteis e parasitas da sociedade.

Não estou a exagerar, já li e ouvi  afirmações destas em programas de cariz económico e político.

O filme retrata os últimos dias duma Mãe, a sua presença inequívoca na vida dos filhos e neta, a sua influência no dia a dia e na vida profissional daqueles que a rodeiam e assistem ao seu desvanecimento com preocupação e dor.


A música de Arvo Part acompanha magistralmente todo este processo, os momentos de humor ajudam a tornar a história mais acessível e a descomprimir a tensão familiar.

A interpretação de Nanni Moretti, Margherita Buy, John Turturro e Giulia Lazzarini | é inexcedível. Candidatos a óscares, sem qualquer dúvida.

No Festival de Cannes o filme mereceu uma ovação de pé durante 8 minutos.

Nanni Moretti está de parabéns. Mais um filme maravilhoso. E indispensável.





4 comentários:

  1. Ainda bem que gostou! Eu também gostei muito ... Não aprecio filmes que exploram os sentimentos ou lamechas, mas este é contado de forma natural e muito real... Quando dei por mim as lágrimas rolaram-me e eu agoniada porque não queria sair da sala e verem-me os olhos vermelhos.
    Foi interessante ver pormenores das filmagens, porque é um filme dentro de outro filme...
    Agora quero ir ver a Modista...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha lido a sua opinião no FB. Adorei, como é fácil de ver. Descarreguei "O quarto do Filho" e estou a vê-lo com legendas em inglês, embora o italiano se perceba muito bem. O filme não é nada lamechas, até é bastante cru. Há muito que não chorava no cinema.... :)

      Eliminar
  2. Ainda não vi, mas fiquei com vontade de ver. A sua entusiástica descrição convenceu-me :)

    Um beijinho, Virginia, e obrigada pela sugestão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá ver e depois diga tudo o que lhe vai na alma! Beijinho.

      Eliminar