domingo, 27 de março de 2016

Páscoa - o milagre da Natureza

Considero que a Páscoa - este ano coincidente com a chegada da Primavera - é um tempo de exaltação, de renovação, de beleza e ressurreição. Mas não no tradicional modo como os católicos a celebram.
Para mim estar com e na Natureza é o melhor modo de celebrar esta ressurreição.

Quando era nova, praticava todos os actos aconselhados pelos meus pais e padres, cheguei a ir todos os dias da Semana Santa à Igreja dos Jerónimos que era a minha paróquia, lia os Evangelhos, sobretudo a parte relativa à morte de Cristo e acreditava na renúncia ao que mais gostava - doces e festas - na Quaresma.

Hoje já não acredito em nada disso, acho que não passa de tradição e embora aprecie um bom pão de ló ou folar, não sou nada esquisita no que se refere à família e obrigatoriedade de estarmos juntos neste domingo.


Por essa razão, achei muito bem que o meu filho e família fossem para fora todos juntos. Estive todo o dia com a minha filha - no ano passado passei a Páscoa sozinha - e jantei com os meus filhos mais novos aqui em casa, comida caseira, sem pretensões.
 

A minha Páscoa foi uma ida à Foz com direito a passeio a pé da praia dos Ingleses até ao farol onde o espectáculo era algo de feérico e indescritível. Vários malucos ousavam ir quase até à ponta do molhe, onde as ondas batiam fortes, fazendo repuxos altíssimos e perigosos.
Em dada altura, dois polícias começaram a mandar todos embora, mas enquanto lá estive, deu para tirar fotos magníficas.

Esta Foz é dos locais mais bonitos e variados que conheço, o Porto tem uma situação geográfica invejável. Muitos turistas andam nos autocarros embevecidos com a vista da nossa costa e do rio.

Como sempre, a minha filha e eu sentíamo-nos bem e em uníssono. Rimos, tirámos selfies, almoçámos juntas um prego no prato - nada pascal - e andámos imenso. Viémos de autocarro para casa , e nem o termos de esperar 25m pelo mesmo nos estragou a Páscoa...a espera na paragem do autocarro faz parte da festa!!

5 comentários:

  1. A simbologia da Páscoa, da ressurreição e regeneração devem e podem ser vividas e celebradas todos os dias. As fotos estão magníficas, como sempre.

    Um beijinho, Virginia, e uma primavera feliz :)

    ResponderEliminar
  2. Acredito na nossa transformação diária e no progresso espiritual de cada um. mas não é a Igreja e as capelinhas que me fazem melhorar....dia a dia , tenho mais horror às cliques....

    Obrigada....uma 2ª feira sem sol!!!!

    ResponderEliminar
  3. Bom, a espera de 25 minutos pelo autocarro foi assim uma espécie de penitência Pascal mesmo que pós Páscoa!!

    ResponderEliminar
  4. Não, nada disso. O sítio é agradável, uma praceta com casas antigas, vista do mat, sol e bancos de jardim. Esperar com a minha filha não custa mesmo nada, é como se estivéssemos na esplanada. E ainda tinha o meu i'Pad para ler, se quisesse.

    ResponderEliminar