segunda-feira, 7 de março de 2016

Santa Catarina, Majestic e Co.

Hoje dediquei-me a fazer turismo em Santa Catarina, uma das ruas mais carismáticas da Baixa, onde fica o celebérrimo Majestic. 

O dia estava propício para a fotografia, com nuvens negras a ameaçar chuva, mas boas abertas pelo meio.
Quando cheguei ao Café, onde queria ir ver a Exposição Bússola de Fino, a sala estava a abarrotar de turistas, mas lá consegui tirar umas fotos e dirigir-me à galeria em baixo, onde estavam os quadros expostos.
Não havia ninguém a visitá-la de modo que tirei umas fotos para depois em casa poder apreciá-los melhor. A princípio pareceram-me um pouco berrantes, com cores muito vivas e pouco condizentes com o Porto que pretendem retratar. Não desgostei de dois ou três, talvez pela sua originalidade, mas não são o tipo de pintura que mais aprecio.

O pintor é conhecido no mundo das Artes performativas e a sua biografia pode-se ver no folheto distribuído. Também tem na sua página de facebook
https://www.facebook.com/finoartista/?fref=ts com vídeos e referências à sua obra mais recente.

Fiquei extasiada com o prédio restaurado na Rua Passos Manuel. É uma obra-prima, lindo de morrer. Como este há dezenas que passam despercebidos porque degradados.


 Aproveitei para ir à Fnac tomar uma meia de leite e comer uma quiche. Estava lá uma exposição de fotografia, que me fez sorrir. Penso que faria bem melhor, se pusesse as minhas fotos em caixilhos daqueles....

Ando com vontade de comprar um i'Phone 6, mas não me deixei convencer pelos que vi. No fundo é um iPad mais pequeno e com funções de telefone....nada de especial.

No C&A, deixei-me tentar por umas calças modernas e uma túnica leve, já há muito que não comprava nada para vestir...

Vim de autocarro para casa e não choveu. Ando com sorte. Ainda tirei algumas fotos a prédios interessantes durante o percurso, que já conheço de gingeira, não sei quantas vezes passei por aquelas ruas, nas minhas idas à Porto editora, nos tempos em que se trabalhava nos escritório e não via email!

Vou passar a sair todos os dias. Hoje falei com o médico e ele não me deixa ir para a piscina, para grande desgosto meu, mas mandou-me fazer caminhadas...  só se for em museus, shoppings ou igrejas, pois com este tempo não me aventuro a ir para o parque...volta e meia cai uma saraivada nada poética!!

Andar pela cidade assim sozinha, dá-me ânimo, lembro-me do tempo em que percorria a Baixa sempre que me encontrava deprimida...


7 comentários:

  1. Virginia, já anotei mais umas coisas no meu caderninho .
    Também não aprecio as cores das pinturas que mostra da exposição. O pintor abusou no preto e parecem sujas. Nem que fosse, eu, uma perita no assunto. Até me estou a rir, mas é o que vejo.
    Pois acho bem que saia de casa.Nada melhor do que estar sozinha pelas ruas das cidades nas calmas. Acompanhada não dá certo. Eu sei que não dá ! (risos) Beijinho e boas caminhadas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O único receio que tenho é de cair, pois as ruas são muito escorregadias e ingremes e por vezes emntretida com a fotogrfia, não vejo onde ponho os pés. Hoje ia caindo na sala da exposição por causa dum degrau inoportuno.
      Tb fiquei não fiquei freguesa dos quadros, mas apresentam algumas coisas curiosas... :)
      Lindos são os prédios que puz no FB....
      bjinhos

      Eliminar
  2. Mais um belo passeio que fiz consigo, sem sair de casa. A cidade do Porto está a ficar cada vez mais bonita e interessante. Junto-me ao clube das que não gostaram muito dos quadros. Talvez apreciados presencialmente tenham mais impacto. Faz bem em sair de casa para espairecer. O tempo vai melhorar em breve e tornar-se um aliado dos seus passeios pela natureza.

    Um beijinho e um dia feliz, Virginia :)

    ResponderEliminar
  3. Hoje passeei uma hora a pé aqui pelo quarteirão, que é dedicado aos jardins, há mais de três na zona onde moro. Estive muito tempo sentada a ouvir os passarinhos - rouxinois? - ao pé dos lagos de nenúfares, mas desta feita não levei a máquina, de modo que foi puro deleite espiritual....vim mais feliz para casa e daqui a nada chegam os meus três diabinhos queridos.....ainda dá para fazer umas panquecas para o lanche!! Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro passear sozinha pela Baixa mas cada vez disponho de menos tempo para fazê-lo.
    Obrigada pela imagens, uma boa seleção do vasto património arquitetónico do Porto
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  5. Tinha muitas mais, mas não posso incluí-las todas, mas ando a ver se faço um album só do Porto.
    Bjo

    ResponderEliminar