segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Blog ou não blog?


Há pessoas que têm três e quatros blogs e que nunca se cansam de escrever, parece que não têm mais nada para fazer e nós sabemos que elas trabalham arduamente.

Há blogs super interessantes que não têm quaisquer comentários quando mereceriam feedback do melhor. É caso do blog O Livro na Areia, que nos brindou com uma reportagem sobre a região de Oxford, Gloucester e arredores que ainda hoje me faz sonhar. As fotos e o texto são de rara qualidade, mas parece que os leitores não aderem a esse tipo de leitura ou se o fazem abstêm-se de comentar.

Outros blogs há que são longos e fastidiosos, cheios de detalhes que só interessam a quem os escreve. Também há os que se auto-elogiam e desses já falei aqui em tempos. Cada vez tenho menos blogs nas minhas listas.

É claro que todos os blogs são permitidos e devem existir...nem todos gostamos de ler as mesmas coisas ou de fazer coisas iguais. Longe de mim criticá-los.Limito-me a não os ler.

Este meu blog tem muitos defeitos e um deles é ser espontâneo, nunca escrevo o texto avant-la-lettre e nunca o leio mais do que uma vez. às vezes corrijo algumas coisas já depois de o ter publicado. As fotos são sempre minhas - salvo raras excepções - de modo que não são obras de arte, nem dizem muito a muita gente. A mim, sim!
Outro defeito que este blog tem é o de não levantar demasiadas questões políticas, ainda que eu seja um pessoa interessada - agora menos do que há anos - em políticas, sobretudo nas da educação. Não gosto é de politiquices e ando cada vez mais desatenta ao que se passa no reino das geringonças, talvez porque todos dizem uma coisa e o seu contrário e nunca vi tantas contradições no discurso comum.

Há alturas em que penso em desistir do blog e ficar pelo Facebook, onde tenho cada vez mais pessoas interessadas no que lá posto. Aí, sim , há feedback de muitos Amigos, sobretudo estrangeiros dos diversos grupos a que pertenço. São pessoas interessantes, culturalmente superiores e com uma simpatia especial. A família quase que me ignora, salvo raras excepções, mas tb temos um grupo restrito onde só entram os membros deste enorme clan ( sem desprimor). Aí podemos postar fotos das crianças e felicitar-nos mutuamente quando alguém merece.

Não escrevi durante um dos periodos mais felizes da minha vida que foram estas férias de verão na praia da Luz com a minha família nuclear. Não senti a mínima necessidade de alardear a minha felicidade. Foi a primeira vez que tal aconteceu. O silêncio significou plenitude..

Agora que o meu filho já partiu para os Estados Unidos e os netos irão passar uns dias com os avós, já sinto a aproximação do outono e tenho necessidade de me sentar e escrever de novo.

5 comentários:

  1. Olá Mana

    Como sabes, pessoalmente prefiro blogues a facebook. No blogue consegue escrever-se mais e mais ponderadamente. O facebook, lugar onde raramente vou e onde tenho a página sem nada (a não ser coisas que outros colocam) é, na minha opinião, imediatista, inopinado, escrito a correr e em muito poucas palavras (ou fica enfadonho) e isso leva a comentários e frases "assassinas" ou disparatadas.

    Por outro lado, as coisas colocadas no facebook passam a correr, submersas em mais quinhentas mil que entretanto foram "postadas", ou então repletas de comentários, lols, imogis e outras coisas às quais não consigo achar piada, confesso! Incomoda-me o excesso de exibição, narcisismo e os "que linda", "estás tão linda", já escritos com uma dose razoável de hipocrisia ou de automatismo.

    No blogue pode ler-se e reler-se, voltar atrás, pesquisar... é um trabalho muito mais difícil, concordo, mas muito mais "inteligente" (vão cair-me em cima dezenas de pessoas...).

    Ainda bem que há quem goste de várias coisas, assim como quem faça blogues mais poéticos, outros mais artísticos, outros mais políticos e por aí fora. Dá para tudo. Quanto ao número de comentários, não vejo nisso um "blogómetro". Muita gente (eu inclusive) lê e vê, mas não tem nada a acrescentar. Seria pior colocar um "like" ou outra idiotice similar...

    Bjs e continua com as cores a moverem-se bem. E ainda bem que o tempo algarvio foi um bom tempo, e não me refiro ao atmosférico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o Sr. é com certeza uma pessoa muito lúcida e provavelmente discreta. Digo isto pelo que, duas ou três vezes, li aqui nos seus comentários!

      Eliminar
  2. Obrigada pelo comentário tão completo. O FB é o que é e aceito-o com os defeitos que tem. Acho que e divertido para quem está em casa e nada tem de especial para fazer, é um modo de dizer "Estou viva" e de comunicar com pessoas que nunca dialogariam connosco se não fosse este meio. Tenho mais amigos estrangeiros que portugueses e esses não lêem o meu blogue. É verdade que já tive muitos mais comentários neste blogue. Fazem-me falta pois escrevemos sempre para alguém, por muito que digamos o contrário. Gosto de saber a opinião sobre algumas questões que ponho. Mas não fico deprimida se não tiver qualquer feedback. Conheço mal os outros blogues, não tenho paciência para ler muita coisa, pois prefiro ler livros em lugar de ecrans. Sim, as minhas férias não podiam ser melhores. Ainda hoje os meus netos estiveram cá de partida para Serpins e disseram que adoraram a estadia. Bjo

    ResponderEliminar
  3. Entendo o seu dilema, no entanto acredite que certamente muitas pessoas a lêem tal como eu, mas nem sempre comentam, muitas vezes por falta de tempo. Não desista. Gosto muito das suas postagens, das suas fotos e quadros. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo incentivo. Sim, é natural que a maioria não tenha tempo ou paciência para comentar o que lêem. Mas o que interessa é escrever o que nos vai na alma....
      Bjinho

      Eliminar