quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Foram dois dias

a festejar os anos dos meus dois filhos mais velhos que nasceram em dias seguidos do mês de Agosto,  29 e 30, com um espaço de três anos certos. Esta dupla festa foi sempre um sinal de que o mês estava a acabar e com ele as férias, o lazer, a praia....










É como  me sinto hoje,  apesar de não haver aulas, o sol continuar a torrar-nos moderadamente e os autocarros terem retomado os horários normais. Os meus netos ontem passaram todo o dia comigo, hoje foram para casa duma tia. O meu filho voltou a Bragança para o recomeço do ano judicial.


     Anteontem, dia de anos da minha filha, fomos "em romaria" as duas ao Senhor da Pedra, local onde há muito desejávamos ir. Tínhamos visto muitas fotos no FB, em guias turístico, fica só a 20 km daqui , mas nunca tínhamos ido à capela propriamente dita.


Foi uma experiência especial. O dia estava esplêndido com nuvens altas e sol quente. Almoçámos num restaurante muito simpático - Areal - onde pagámos a módica quantia de 10 € por lombo assado com castanhas. Depois saímos para a praia.


A areia é grossa, daquela que se pega aos pés e enterra. Não gosto muito e ainda menos de andar nela, mas fiz um esforço grande e acabámos por atravessar um riacho, já sem sapatilhas, para poder passar para o lado da capela.
Teve muita graça e estávamos super bem dispostas. A Luisa queria mesmo tomar banho no seu dia de anos, embora a água estivesse a 16º, segundo as previsões.

Visitámos a capela, que se vê rapidamente, é pequena, mas num estilo muito próprio aqui do norte, com um altar barroco dourado. à volta é só mar, mar límpido e verde, rochas muito escuras, uma beleza. Avista-se até muito longe, lá ao fundo, o terminal de Leixões e a costa toda de Gaia até ao rio Douro.

Adorei a experiência. Depois andámos mais 1 km pelo passadiço até à praia da Sãozinha, uma das muitas que por ali se encontram. As dunas estão protegidas com paliçadas muito fotogénicas.

Viémos de comboio para o Porto. A estação de S. Bento mais uma vez me encantou, cheia de turistas e animação.

À noite fomos todos jantar a um novo restaurante que fica na passeio das Virtudes: o Torreão. Tem uma vista espectacular, mas só tinha levado o i'Phone, que não tira grandes fotos. O jantar foi animado mas caríssimo e não acho que a comida seja excepcional. Fiquei um pouco desanimada com o preço e a demora, mas a companhia dos meus três filhos, nora e netos é suficiente para me sentir feliz.

7 comentários:

  1. Se o ano passado estava com vontade de visitar este lugar agora muito mais.
    Ai que me aborrece tanto comer em restaurantes caros e mal servidos . Raramente vou .Não há muitos dias fui comer a um restaurante uma sopa de cação .Verdade seja que nunca comi tal sopa, apesar de ser bem afamada. Não gostei ! Tinha sabor azedo, penso que de excesso de vinagre, e coentros em grande quantidade com talos e tudo.Logo eu que não aprecio nada estas ervas. Só o cheiro me enjoa . Quanto ao cação, deve ter ido dar uma volta ao bilhar grande...

    ResponderEliminar
  2. A minha Luisa e eu partilhamos sempre os pratos , mesmo meias-doses e nunca comemos em sítios proibitivos, mas os meus filhos são mais finos e gostam de ir a restaurantes in, com vista bonita, aperitivos, gourmets....paga-se um balúrdio e a diferença só está no aspecto. Com crianças é uma estragação, pois eles não comem nada daquilo, eles gostam é de bife e batatas fritas ou pizzas. Enfim... bjinho

    ResponderEliminar
  3. Não acha que não era necessário dizer que o jantar foi caríssimo?! Faz-me lembrar uma colega minha que na sala dos professores fazia sempre questão de falar, neste caso, nos "almoços caríssimos" de quando ia ver os filhos a Lisboa! Todas a achávamos presumida embora a reconhecêssemos como muito sabedora e uma excelente professora e colega!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe, Dalma, mas estou habituada a comer bem e barato, se falei do jantar é porque me senti enganada...e estou a prevenir as pessoas do Porto que quiserem ir a este restaurante com uma vista magnífica ao pôr do sol...
      Toda a gente que me lê sabe que gosto do barato, sobretudo na gastronomia, detesto as bacoquices foleiras....
      Passe bem.

      Eliminar
    2. Para dizer com franqueza o seu comentário nem merecia resposta, tal é o tom grosseiro que utiliza para me criticar. Não me compare com o incomparável. E como já lhe disse uma vez, mais vale não escrever nada quando não se tem educação nem classe.

      Eliminar
  4. Também fico furiosa quando como mal e pago demasiado. Há um restaurante que aprecio bastante e que lhe aconselho, caso não conheça. Chama-se Tia Aninhas e tem um leite creme de comer e chorar por mais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço, mas vou ver onde é. Gosto sempre de experimentar.... :)
      Bjinho

      Eliminar