quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Toi et Moi - Paul Geraldy


Foi-me oferecido pelo meu namorado aos 20 anos.
Antes de mo oferecer, anotou-o como fazia com todos os livros que lia.
O livro esteve na estante da sala durante anos. De repente, quando dei por ela, tinha desaparecido, talvez escondido no meio dos outros - tantos - que entretanto, fomos acumulando.
Nunca mais o vi, mas lembrava-me muitas vezes de algumas frases que citávamos na brincadeira.

Hoje encontrei o livro na Amazon.com e comprei-o na versão original em francês através do Kindle.
Tenho estado a lê-lo, num misto de tristeza e compensação.

Recordar é bom.
Tão bom quanto fazer projectos quando eles são possíveis.





Chance (original)

Et pourtant, nous pouvions ne jamais nous connaitre!
Mon amour, imaginez-vous
tout ce que le Sort dut permettre
pour qu’on soit là, qu’on s’aime, et pour que ce soit nous?
Tu dis: “Nous étions nés l’un pour l’autre.” Mais pense
à ce qu’il dut falloir de chances, de concours,
de causes, de coïncidences,
pour réaliser ça, simplement, notre amour!
Songe qu’avant d’unir nos têtes vagabondes,
nous avons vécu seuls, separes, égarés,
et que c’est long, le temps, et que c’est grand, le monde,
et que nous aurions pu ne pas nous rencontrer.

2 comentários:

  1. Este livro é uma ode à paixão!
    Para si com um significado muito profundo certamente.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Sim, desde o princípio ao fim....
    O finale é a cena que me impressionou sempre mais....
    Bjinho

    ResponderEliminar