quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

As memórias do Facebook - MY SOCIAL BOOK e ainda 150.000 leitores!!


Porto arquitectonico
O Facebook pode ter muitos defeitos. Pode ser altamente pernicioso para homens , mulheres e crianças. Sobretudo para os adolescentes vulneráveis, para as personalidades conhecidas e os famosos. Não nego e até posso dar exemplos.
Há pessoas que afirmam com desprezo que não precisam do Fb para nada, que é um café onde todos se auto-elogiam ou hetero-lisongeiam, não contribuindo para o bem estar de ninguém. è muito mais do que isso, na minha opinião.

Aderi ao FB em 2010, creio eu, e até agora só tive benefícios que ultrapassam de longe os aspectos negativos.
A Foz e Matosinhos
Jardim Botânico

Consegui recuperar contacto com várias pessoas da família do meu Pai, que vieram de Goa ou de Moçambique depois do 25 de Abril e que habitam nos mais variados países, Australia, India, Inglaterra, Suiça, etc. Todos comunicamos através do FB e muitos de nós, primos direitos, só nos conhecíamos de ouvir falar na infância duns supostos parentes que viviam longe. Os meus primos direitos que são mais de 20, tiveram filhos, esses filhos já têm prole e assim vamos sabendo uns dos outros com frequência. Volta e meia há mesmo encontros marcados " ao vivo" para passar do virtual ao real.

Alguns alunos meus também me contactaram através deste meio, assim como ex-estagiários, colegas e fotógrafos do Woophy Photo Club, que me conhecem há muitos anos. Os encontros são mais esparsos - tinha grande dificuldade em andar ainda há pouco tempo - mas a simpatia, a amizade, as perdas e os ganhos são todos registados e partilhados. As fotografias maravilhosas que alguns destes Amigos tiram, os prémios que ganham, os resultados de experiências, tudo isso é benefício real em termos de socialização.

 Sou fã incondicional do FB, sobretudo porque posso lá pôr e tirar o que quero, fazer comentários que vão animar as pessoas, desabafar sobre alguns problemas, colocar fotografias à medida que as vou tirando, às vezes brincar a propósito do futebol, partilhar as minhas alegrias e os trabalhos que vou fazendo. Há poucos comentários, mas os que existem são sinceros e sei que as pessoas são mesmo minhas amigas.


Temos um grupo da família, em que ninguém entra se não nós - oito irmãos  e proles -, mas esse é mais para partilharmos algumas proezas dos nossos filhos e netos ou combinarmos coisas em comum. Não sou particularmente fã desse grupo e penso que a família alargada não é o meu objectivo principal no FB. Pelo contrário. Muitos deles nem sequer são meus Amigos.

Este ano resolvi encomendar um Social Book relativo ao ano de 2016.  Chegou anteontem, muito bem embalado , com a sua capa dura.
O meu encontro com a Nelly após 60 anos de ausência

Ofir
Foi o meu presente para mim própria que me vai dar um enorme prazer folhear para o resto da vida. Poderia ter feito um sobre anos mais antigos, mas achei que este ano era o ideal para recordar eventos vários importantes, como ter festejado os meus 70 anos e o meu filho mais velho os seus 40. Os netos também já estão crescidos - dos 7 aos 13 - e já fazem coisas bonitas, embora eles nunca sejam expostos no FB. As nossas férias na Luz foram lindas.


Ficam aqui algumas páginas que fotografei com dificuldade, pois o livro ainda está muito fechado e custa a fotografar. Tem 400 páginas, centenas de fotos, textos que escrevi, poemas, comentários, eventos, viagens, férias, tudo separado em cada mês do ano. Não sei quem faz a selecção, nem quantos designers estão envolvidos, mas sei que foi feito com gosto e interesse. Não é aleatoriamente que se escolhe fotografias que nos dizem muito para as páginas principais. As fotos são todas minhas, salvo raríssimas excepções.

É um verdadeiro album de recordações bem vivas na minha memória e na dos que me amam.

6 comentários:

  1. Muito bonito e muito interessante este livro . Concordo consigo sobre a rede social Facebook . Registei-me em 2008 neste mesmo site social .Da minha família fui a primeira a entrar nessa roda viva . Nunca tive nada a lamentar .Porém, sei que existe caminhos tortuosos, mas vou se quero ir ou não, como em tudo na vida. Sou como a água que vá contornando os obstáculos que encontra no seu percurso . Ao longo desse desses anos tenho encontrado pessoas muito interessantes com quem sempre aprendo . Consigo não foi lá, foi neste blogue mas dá no mesmo ...
    Não tenho aparecido por aqui e por ali porque estive adoentada . Apanhei uma forte constipação que me tem posto para baixo, mas já estou a melhorar. Beijinhos .

    ResponderEliminar
  2. A Madalena tem mais ou menos a mesma postura que eu no FB. Eu dou-me com muita gente que é culturalmente interessante e sem os quais a minha vida não seria tão criativa e motivante. Parece-me que tb não se comunica muito com a família, é mais com amigos, como eu. Desde que tenho i'Phone, ainda se tornou mais giro, pois posso comunicar com imagens em directo. E eu tenho a mania da fotografia. Diverte-me e inspira-me. Espero que tenha boas e rápidas melhoras. Beijinho e boas festas.

    ResponderEliminar
  3. Que bom "investimento" fizeste. Um belíssimo álbum de memórias, tenho a certeza.
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Não me canso de ver página a página e os meus netos adoraram ver alguns desenho e fotos deles num calhamaço! As fotos tb estão muito boas.

      Bjo

      Eliminar
  4. Um autêntico investimento como diz a Regina. Um livro de memórias para os netos...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje o meu filho esteve a ver o livro pela 1ª vez e ficou encantado com o design e a apresentação. Gostou mesmo.
      É verdade que ponho muita coisa no FB todos os dias e agora com o i'phone ainda mais. Nem toda a gente tem umas páginas tão ricas em fotos, textos, pinturas, etc. Estou mesmo muito contente. Bjinho

      Eliminar