sexta-feira, 12 de maio de 2017

A Boa Nova


Há dias fomos almoçar a um restaurante regional que eu não conhecia - penso que se chama Bar Azul - que fica junto à Casa de Chá da Boa Nova construída pelo Arq. Siza Vieira e galardoada com vários prémios. Jantei lá umas vezes com amigos estrangeiros, que apreciaram a refeição e sobretudo, o local.


Restaurada recentemente,  é agora restaurante de luxo com estrela Michelin e portanto proibitiva para os comuns dos mortais.


O restaurante onde fomos fica num local privilegiado em Leça da Palmeira, junto ao mar.


                                                           
Era o Dia da Mãe.

O dia estava magnífico, os meus netos foram logo para as rochas fazer alpinismo junto à Capela dos Pescadores, donde se disfruta uma vista magnífica da costa toda. Nos meus belos tempos, também subia lá cima com os meus filhos, desejosos de sairem do carro, enquanto a minha sogra ficava com o meu marido a conversar lá dentro. Era sempre eu que os levava ao topo das arribas, pois, como eles queria ver a vista de lá de cima.

O local era um pouco ventoso e agreste, mas muito belo, como se pode ver nas fotos.







                                                                                                                                                                Hoje , por coincidência, reli umas quatro cartas do meu marido, escritas aos 20 anos.

Numa delas falava na Boa Nova e explicava-me o que aqueles  passeios representavam para ele enquanto criança. Eu, lisboeta, não fazia a mínima ideia do local que ele descrevia, nem imaginava vir aqui algum dia.

Passados 60 anos, fico surpreendida ao verificar as vivências do Avô e dos netos são quase iguais. O gosto pelo Belo e pela Aventura, o poder da imaginação e a poesia passam de geração em geração, quase espontaneamente.

É o destino, dizem alguns. Eu diria que é a Vida.



Nas rochas, eis a lápide com a primeira estrofe dum poema de António Nobre:




Na Praia lá da Boa Nova, um dia,

Edifiquei ( foi esse o grande mal)

Alto Castelo, o que é a fantasia,

Todo de lápis lazuli e de coral.


António No




5 comentários:

  1. Conheço bem a Casa de Chá da Boa Nova. Muitas vezes lá lanchei e de facto a localização é soberba. Agora com uma nova "exploração" de Chefs gourmets a música é outra...
    Bem perto e também do arquitecto Siza Vieira temos a Piscina das Marés, com água do mar. O meu Pai, funcionário superior da Câmara de Matosinhos, privou de perto com o arquitecto Siza Vieira, na altura um jovem e promissor arquitecto. Tudo o que se tinha de fazer e mais tarde os acrescentos de balneário,etc. passava pela autorização do meu Pai. Fui para esta piscina, muitas vezes, e de graça :)) assim como para a Quinta da Conceição, muito perto também, que é lindíssima...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Fui algumas vezes à piscina com os mes filhos que adoravam o sítio. Eu também, embora ficasse muito longe de casa. Pagava-se pouco e o ambiente era bom, sobretudo durante a semana. Nunca lá mais fui, é daqueles sítios que me ficaram na memória...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casei na capela da Boa Nova a 29 de Março de 69 (uma cerimónia muito simples, essencialmente com a família mais próxima) e o almoço foi no restaurante que na altura ainda tinha preços acessíveis à nossa "bolsa"
      Escolhemos o local precisamente porque é belíssimo
      Ab
      Regina

      Eliminar
  3. É um sítio bonito, mas não dos que mais me atraem no Porto ou arredores. Talvez porque fui lá tantas vezes com os meus filhos que deixou de ser novidade para mim. Já á muito que não voltava.

    Bjo

    ResponderEliminar