terça-feira, 27 de junho de 2017

Memories


Dizem que o passado deve ficar no passado e que devemos viver o presente.

Impossível quando se está num local que é um autêntico baú de memórias.

Há 51 anos viemos para a Praia da Luz pela primeira vez. Recordei essa vinda excitante nas cartas que escrevi ao meu namorado todos os dias. Descrevia-lhe tintim por tintim o que fazia, quem via, como se passavam os dias, as actividades que fazíamos, idas à discoteca, à praia à noite, música e comidas. Tudo lá está com pormenores que já tinha esquecido. Ele às vezes cansava-se com as minhas descrições e comparava a minha vida com a sua no Porto atrás da Mãe ou na Curia no meio de velhinhos.


Nunca consegui convencê-lo a vir cá passar férias. Arranjava mil e um pretextos : exames de 2ª época, muito exigentes para quem queria 17s; mal estar geral, cansaço da vida coimbrã, necessidade dos mimos da Mãe e vice-versa. No fundo, tinha receio de não se adaptar a esta vida ao ar livre que nós fazíamos, sem horas e sem regras. Compreendo.

Hoje sinto que se passaram milhões de anos, uma vida inteira.

Fico deprimida a olhar para o mar. Isto tudo é lindo, sou a pessoa com mais sorte no mundo, mas as recordações vêm ao de cima e tenho saudades dum tempo que passou, dos meus Pais que amavam esta casa e que a decoraram, dos nossos amigos de juventude, que já nem sei onde param, dos passeios de barco a remos ou à vela, das brincadeiras e partidas que infligíamos uns aos outros, das cartas, das mangueiradas, do barulho.




Oiço o relógio da cozinha:
tic-tac. Está tudo calmo. A minha filha prepara-se para mais uns banhos lá em baixo. Anda feliz aqui, mas depois de amanhã vamos embora e ela vai para Leeds de novo. Eu terei de esperar 4 horas pelo meu vôo no aeroporto.

Faço anos amanhã. Pela primeira vez sem o meu marido. Estive sempre com ele, mesmo depois de nos separarmos. Mandava-me rosas, nunca outras prendas. Íamos jantar ao Churrascão Gaúcho, que era caro, mas selecto. Ás vezes íamos ao cinema. Onde isso já vai? Já nem me lembro dos 50 nem dos 60. No ano passado fomos ao BH Foz, que é simpático, mas não me diz nada.

Desta vez vou ver o jogo da selecção, jantar aqui uma quiche que comprei para comer com a Luisa. Vou arranjar um bolinho de anos com vela e ligar o skype para ver os meus meninos.

É um dia de anos sui generis. Mais um nesta caminhada.

10 comentários:

  1. Desejo lhe um aniversário com saúde, momentos felizes e muitos mimos.
    Venham muitos mais e bons!
    Ocorreu me um livro adaptado ao cinema, "A insustentável leveza do ser"de Milan Kundera.
    Já me senti Tereza e já me senti Sabina.
    Extrai o seguinte"E de novo veio lhe á cabeça uma ideia que já conhecemos.
    A vida humana só acontece uma vez e não poderemos jamais verificar qual seria a boa ou má decisão, porque, em todas as situações, só podemos decidir uma vez.
    Não nos é dada uma segunda, uma terceira ou quarta vida para que possamos comparar decisões diferentes"...
    Que neste ano, consiga um equilíbrio entre o peso e a leveza, para que nenhuma se torne insustentável.
    Obrigada pelas suas fotos tão bem enquadradas nos poemas.
    Beijinho da Júlia Sobrinho

    ResponderEliminar
  2. Uma maravilha , ler este post à 1 da manhã aqui na Praia da Luz, onde me sinto bem, mas triste e saudosa. Vai ser uma nova experiência passar os anos longe de quase toda a família. No fim de semana, já festejamos a posteriori. Li esse livro e vi o filme duas vezes. É muito bom. Também gostei das duas personagens femininas e do masculino. Os actores eram lindos. As vezes acho que já vivi cinco ou seis vidas, mas todas elas vieram duma mesma decisão que foi tomada naquele dia 20 de Agosto em que eu e o meu futuro marido nos démos as mãos num passeio de barco em Amsterdão. Um gesto que determinou as nossas vidas duma forma indelével...e que ainda hoje mexe comigo...Um beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Venho aqui só para lhe desejar um feliz aniversário! Mesmo longe da Família, desfrute-o da melhor maneira junto com a Luísa 💝
    Eu sei que o aniversário é só mais um dia, mas é tão bom festejá-lo com os nossos que nos dão os mimos. Não tardará que os festeje assim cá no Porto.
    Um beijinho especial😘

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Geninha. É bom ter amigos mesmo quando estão distantes. Hoje festejo só com a Luísa, mas amanhã já volto para casa. Aqui está se bem, mas já tenho saudades dos meus netos e filhos. Bjinhos grande.��

    ResponderEliminar
  5. Vim para deixar aqui também os Parabéns Virgínia
    quero crer que há-de existir um sentido e tenho uma pequenina esperança de que possamos rever aqueles que partem mais cedo
    um grande beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada, Gabi. As pessoas que lêem este blogue são muito especiais para mim, são sensíveis e escrevem com o coração. Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. um grande beijinho de parabéns
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Regina. As melhoras dos teus problemas de saúde. Bjinho

      Eliminar
  8. Virginia isto chama-se nostalgia ! No meio das suas memórias saudosas ,se fizer um balanço acho que sai positivo . Triste de quem não tem nada de bom para se lembrar do passado . Beijo .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que diz o meu filho João, que me devo orgulhar de ter tido tantos momentos felizes... há quem nunca tenha sido amado.ou que nunca tenha podido gozar de férias capazes. Eu fui e sou uma privilegiada😁. Bjinhos.

      Eliminar