quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O génio de Leonard Cohen e de Matisse

Já em tempos escrevi sobre este livro que, em boa hora, encontrei na Amazon e depois em Leeds, donde trouxe dois exemplares. Nunca o vi cá em Portugal, apesar de haver tantos fãs do cantor, para mim, o melhor no género.
Fui sempre fã dele, desde o célebre Joan of Arc ou o Suzanne ou ainda o So long Marianne, que ainda me faz vibrar...para não falar de outras mais actuais como o I'm Your Man ( é, de facto) Take this Waltz ( nome dum filme que anda por aí e que já vi), A Thousand Kisses Deep e o eterno Dance Me  to the End of Love.


No blogue Ignorância, ( http://ignorancia.blogspot.pt/), que acompanho, Pedro Guilherme Moreira, o seu criador, fez uma interpretação da letra da canção em prosa e traduziu-a livremente para melhor compreensão de sentido profundo das palavras; hoje estivémos em "chat" a discutir sobre coisas da Arte e até sobre a ignorância da mesma.

Resolvi trazer de novo este livro ao blogue, dado que o outro ( blogue) há muito é morto e arrefece.






O livro tem apenas versos desta canção acompanhadas de pinturas de Matisse, a propósito. É encadernado e não custou mais do que 19 euros em Inglaterra. Uma pechincha para o tesouro que é.



O poema vem assim tal qual é, não consigo dissociar as palavras em inglês do ritmo da música, que é uma valsa, 1, 2 3...1, 2, 3....uma declaração de Amor, dum amor imortal para lá da realidade crua que está à vista de todos.

"Dance Me To The End Of Love"


Dance me to your beauty with a burning violin
Dance me through the panic 'til I'm gathered safely in
Lift me like an olive branch and be my homeward dove
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love
Oh let me see your beauty when the witnesses are gone
Let me feel you moving like they do in Babylon
Show me slowly what I only know the limits of
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love

Dance me to the wedding now, dance me on and on
Dance me very tenderly and dance me very long
We're both of us beneath our love, we're both of us above
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love 

Dance me to the children who are asking to be born
Dance me through the curtains that our kisses have outworn
Raise a tent of shelter now, though every thread is torn
Dance me to the end of love

Dance me to your beauty with a burning violin
Dance me through the panic till I'm gathered safely in
Touch me with your naked hand or touch me with your glove
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love
Dance me to the end of love 


12 comentários:

  1. Oh, Oh, Isabel....isso é um elogio ou uma acusação ?

    Bjo

    ResponderEliminar
  2. Que interessante! Sabe, há poucos anos descobri uma voz feminina ,Madeleine Peyroux, que interpreta - Dance Me To The End Of Love. Também gosto muito!
    Não desfazendo nenhum dos outros blogs que sigo, mas este, o mais recente tem me cativado bastante.
    Aceite um beijo!

    ResponderEliminar
  3. Curioso que ainda hoje vi vários links sobre essa cantora, quando procurei a letra desta canção. Ainda não a ouvi, mas o nome ficou-me na memória. O meu neto mais velho se lesse esta sua opinião sobre o meu blogue diria filosoficamente: É que este blogue tem bonecos!
    A maioria dos blogues têm poucas fotos e textos longos, eu procuro dar ao texto um carácter visual - não sou designer, mas escrevo manuais ecolares há 30 anos - e o texto torna-se mais interessante.

    Bjo e obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Tenho por habito dizer que no meu funeral, gostaria que esta canção, nesta versão de Leonard Cohen, fosse ouvida. Seria uma balada de despedida não do fim do meu amor, mas de uma continuação para além do que foi real...

    ResponderEliminar
  5. Será melhor ouvi-la vezes sem conta em vida, é sinal de que viverá muitos anos....

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Gosto deste blog.É bem construído, bem ilustrado e sempre "recheado" de cultura.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Graciete, tento tornar estes espaço o mais agradável possível. Tenho pena de não ter muito tempo agora para escrever mais...mas o projecto exige....
    Bjinho

    ResponderEliminar
  8. Talvez o seu neto tenha razão. Afinal, estamos na era das imagens. Mas sempre li e continuo a ler livros apenas com letras. Habituei-me a imaginar as personagens sem as ver. Acontece que tenho aulas de fotografia, mas ainda não comecei a gatinhar.As suas fotos despertam-me emoção, de tão bonitas.Tinha de ser de alguém que sabe o que faz e de muita sensibilidade.

    ResponderEliminar
  9. Também gosto muito delivros sem imagens...e leio bastante. Gosto de imaginar as personagens e de pensar sem que me ajudem...

    Mas este blogue é artístico, quis sempre que fosse visual, quer de fotografia, quer de pintura, quer de vídeos.

    Ainda bem que gosta de aqui estar...eu tb gosto de a ver...

    ResponderEliminar