segunda-feira, 1 de abril de 2013

Há locais carismáticos

O bar dos Ingleses na Foz é um deles.

Situado ao lado do famoso Bar da Praia da Luz, muito chique e bem apessoado, o bar dos Ingleses foi sempre uma espécie de parente pobre, com pessoal sul americano, expatriados. O serviço, no entanto é dos melhores que tenho visto nas esplanadas da Foz, a simpatia também e a frequência muito variada.

Na varanda, que vêem aqui, há deck chairs - algumas a rebentar pelas costuras - onde se pode passar parte da tarde a ler, a olhar o mar ou a ouvir música.


Não há rádio, nem background musical, o que para mim é a grande qualidade deste bar. Só se ouve o barulho das ondas, as crianças, alguns pratos e talheres...

Quando se está por ali, não se dá pelo movimento da estrada, nem dos turistas ou veraneantes, pois o bar está de costas voltadas para a Avenida e em cima da praia - e até em cima do mar na maré cheia. É como se estivéssemos num navio a ver as ondas a quebrar de encontro ao casco.

Há muitos anos que vou lá. O autocarro pára a 5m a pé no Largo do Farol e passa aqui em frente à minha casa. Anteontem levámos 8m a chegar à Foz.


A vista é soberba, o horizonte largo, o mar imenso. Um privilégio a custo bastante baixo.

8 comentários:

  1. Eu que já anda há uns tempos para (re)visitar o Porto, leio os seus posts e fico cheia de vontade de ir em breve. Quem sabe se não vou em Abril, ou em Junho, quando estiver de férias...
    Caso isso venha a ser verdade, depois hei-de pedir-lhe mais sugestões de sítios assim fantásticos como este. ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não conheço bem o Porto by night, pois é raro sair à noite, mas sei que há uma vida nocturna cada vez mais agitada no centro da Baixa. O ideal é vir com bom tempo - sem chuva, se possível - pois o Porto é lindo com sol, embora também tenha um certo encanto nos dias nublados. Chuva é que é não!!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  3. Com bom tempo, claro, mas ainda não tenho nada agendado. Não me interessa só o Porto by night, é também by day, porque já não vou lá há mais de 20 anos. Uma vergonha total! ;)

    ResponderEliminar
  4. É de facto um privilégio morar próximo de lugares tão belos e repousantes.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Acho muita piada contar a distância em tempo. Eu nunca digo que demoro 5 minutos a pé. Digo que fica a 500 metros, por exemplo. E se pelo caminho encontro a Virgínia? A quanto tempo fica a Foz...? Hmm? :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Não faço ideia de quantos metros ou kms é que distanciam a minha casa da Fzo, mas sei que chego á em 8 minutos de autocarro.....:)não é mais lógico???

    Nunca percebo essa dos metros.......)))

    ResponderEliminar
  7. Imaginemos que a sua casa fica a 4 Km da Foz. Se estiver muito trânsito, não demora 8 minutos, mas 15. Mas a sua casa fica sempre a 4 Km da Foz. É por aí... :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. E se houver transito e for de carro, digo: Levei 15 m até à Foz e mais meia hora para arrumar o carro:))))

    É por isso que vou de autocarro pois tem corredor bus até lá e vai em 8 m.:)))

    De bicicleta vão os meus filhos e netos, mas não sei quanto tempo levam para fazer os 4kms!!! A minha filha anda a pé, mas vai em passo de meditação, de modo que até pode levar mais de uma hora!!!:))

    Bjo

    ResponderEliminar