quarta-feira, 8 de maio de 2013

Acupuntura e medicina oriental

Comecei ontem o meu tratamento alternativo, dado que o tradicional não tem alterado muito as minhas dores ósseas, mal estar físico ( disfarçado, mas existente) , as insónias e a ansiedade, que me apoquentam por vezes.
Em termos de mobilidade tenho piorado bastante, vendo cada vez mais longe a hipótese de fazer caminhadas, visitar cidades em que se anda sempre a pé, ir buscar os meus netos ou pura e simplesmente passear como gosto ao longo da Foz, na Baixa ou aqui pelo burgo.

Um meu amigo - conheci-o no Vivacidade, há 4 anos,  como fotógrafo artístico - é especialista em medicina oriental, tirou cursos, tem consultório e sabe do assunto, pelo que resolvi recorrer aos seus serviços.
Já há muito que tinha experimentado acupuntura, mas sempre como complemento da fisioterapia e por periodos muito curtos, que não chegavam a ter efeitos visíveis. Soube que ele vinha a casa dos pacientes, o que é fantástico, em todos os aspectos e os preços são acessíveis, ainda que não se possa descontar nada para o ADSE, como em Inglaterra, por exemplo. Além do mais sou amiga dele e a sua presença é reconfortante.

Desta vez é a sério. Ontem a sessão levou quase duas horas, aqui em minha casa, na cozinha (!), onde há muito espaço e luz. Como era o primeiro dia, foi mais longo e um pouco doloroso, embora eu aguente bem a dor. Também fui submetida a moxacombustão, que queima a pele em certos locais por efeito duma ervinha chamada Artemisia
, que transmite os seus poderes através do calor introduzindo-se na pele e através dela nos nervos. É um processo um pouco complicado e que deixa algumas marcas de queimadura - tipo bolhas - no corpo. O cheiro assemelha-se ao cannabis, mas não tem nada a ver com drogas!! Chega a queimar....

Hoje sinto-me um pouco em baixo, cansada, o que parece ser normal, mas espero que com a continuação do tratamento, melhore bastante, sem ter de tomar medicamentos. Também ando um pouco triste e cheia de pesadelos. Acho que é a ressaca do trabalho que tivémos com o nosso projecto.

Este tempo deprime-me um pouco... nunca mais volta a Primavera.....cinzento, chuva...as árvores felizes, é o que vale!

9 comentários:

  1. Cansada? Pudera, ser espetada e queimada por quase duas horas é coisa para ficar de mau humor, para não dizer com muita neura... :))

    Vá, anime-se, vai melhorar com certeza!

    Bjos,

    ResponderEliminar
  2. Não foram duas horas de acupuntura, metade foi shiatsu que é bom;-)

    Não gosto é de ficar com bolhas de queimadura....sobretudo nas mãos, não sei se isto é normal....os meus netos ficaram horrorizados!! Mas pelo que li tratamento é mesmo assim, li a explicação toda na net.

    Acho que me fazia melhor ir ver cachoeiras como tu, mas infelizmente não eram só as sapatilhas que rebentavam de vez:)))

    Bjinho

    O teu texto é *****. Para quando um livro-relato de viagens e descobertas??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Amiga, então não perguntou logo ao seu amigo se as bolhas eram consequências normais...? O homem queima-a toda com cannabis e depois sai assim, sem explicações...? :)))

      (Virgínia, eu saí de lá sem solas, completamente descalço... que susto!)

      Beijos,

      Eliminar
  3. Amanhã já tenho outra sessão ( duas por semana) e pergunto-lhe tudo. Mas na net dizem que é normal:))

    Vamos lá a ver se não me arrependo ....segundo ele em dez pacientes, nove são mulheres, porque os homens não aguentam o tratamento:))). Isto diz tudo!!

    Saiste descalço, mas fresquinho!! Ainda bem que não te caiu a máquina no riacho, isso é que era verdadeira perda!!

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. É assustador o tratamento, Virgínia, esperemos que seja realmente eficaz. Mas eu acredito que sim, que sou uma optimista! ;)

    Cntinuação de boas "trips" com o seu amigo - ehehe (brincadeirinha, só para a animar!) :P

    Vai ver que a Primavera regressa já a seguir em todo o seu esplendor e com ela a sua habitual energia.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Hoje as bolhas já estão quase saradas........:)

    Não se assuste I sabel que é não sou masoquista:))

    Já tentei muitas coias , esta é mais uma, a osteopatia é muito mais dolorosa e parece que nos partem os ossos!!

    Realmente o ideal é não precisar nada disto, mas depois de certa idade, o corpo recusa-se a colaborar e mesmo o exercício físico pode ser traumatizante. Ua das minhas irmãs teve uma péssima experiência no ginásio e por causa disso acabou por ter de ser operada às costas!! E era magrinha, não é como eu, que tenho quilos a mais!

    O tempo aqui tem estado chalado, muito cinzento, mas hoje o meu filho já regressa dos EU.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  6. Tratamento doloroso. Oxalá resulte.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Virgínia,

    Tenho um amigo de longa data (era professor de Filosofia) que se dedica agora a novas formas de terapias "alternativas" na área psicossomática. Pessoalmente não lhes dou muito crédito, mas ele tem tido algum sucesso; posso apenas garantir que é um rapaz sério, culto e bem intencionado, muito dedicado e nada explorador. Just in case...

    Ficam aqui os dados:

    Henrique Vaz

    Psicoterapeuta e Terapeuta energético

    Site:
    http://www.psicoterapiamnemon.com/

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Mário.

    O Pedro, meu amigo, também era formado em Filosofia e ftografo, mas resolveu tirar o curso de medicina alternativa e parece-me ser uma pessoa mjuito capaz. Aliás já somos amigos há 4 anos e isso faz toda a diferença. Não me ia meter nas mãos dum desconhecido por muta fama que tivesse. Aliás já experimentei acupuntura com médicos tradicionais e osteopata e não houve grandes melhoras porque o tratamento era curto e ineficaz.

    Todas as alternativas serão boas se me aliviarem a dor....curar não curam!!

    Obrigada!

    A música - Telemann, pelo Colegium Aureum de Wurtenberg - que oiço agora tb é uma óptima terapia:))))

    ResponderEliminar