quinta-feira, 30 de maio de 2013

As pontes de Porto County


Foto das pontes D. Maria  e de Dom Henrique, tiradas com o Ipod do comboio à entrada no Porto
As pontes do Porto são algo de inexplicável, que mexe connosco, muito mais do que pode parecer.

Vi nascer e crescer a ponte 25 de Abril em Lisboa nos anos 60, mas nunca me encantou, por ser igual à de S. Francisco e sobretudo, porque os acessos eram complicadíssimos, morosos e chatos em Agosto quando íamos para a Luz, feíssimos junto à Alcântara - zona onde tive de passar  e esperar pelo autocarro 38 centenas de vezes - o Largo do Calvário, nome bem aplicado a uma coisa que nem largo é, deprimente q.b.

A ponte Vasco da Gama é um monumento, lindíssima, mas quanto a mim já nem faz parte de Lisboa,  pertence ao concelho de Loures, assim como a Expo e não tem a ligação com a cidade que outras pontes têm.

Dantes , quando vinha da província ou de Lisboa e atravessava a ponte para entrar no Porto, sentia um certo calafrio, odiava os fins de semana em casa da minha sogra, a viagem cansativa, nada me seduzia aqui.
Agora após 33 anos a viver na cidade , a minha visão é completamente diferente, Aprendi a amá-la e é nela que me sinto em casa.
O tempo tem destas coisas e só quem não vive a sério é que não muda.
 pontes de D. Luis e de D. Henrique  vistas do rio

As pontes aqui no Porto são parte integrante da cidade e há fotografias delas, centenas, senão milhares, de dia, de noite, por baixo, por cima,  no FB, no Woophy, no FlickR, etc., sempre em sintonia com um rio de curvas sinuosas, azul, verde, espelhado em dias calmos, roxo ao final do dia, maravilhoso a qualquer momento...e romântico acima de tudo.

Hoje e, porque soube que a ponte da Arrábida vai fazer 50 anos e o seu autor, Edgar Cardoso,  faria 100 na mesma data, resolvi pôr aqui as minhas fotos desta ponte e de outras tão carismáticas como esta, uma homenagem aos locais que encantam qualquer um nesta cidade.

A ponte é algo de simbólico para nós, é a certeza de que há um outro lado, o traço de união, o chegar e o partir, o saudar o que é nosso e o despedirmo-nos com a certeza de voltar.

As pontes são essenciais aqui nesta cidade, sem elas ficaríamos presos numa ínfima parte do país, que é grande em termos de nobreza, mas diminuta como área ou região.

A ponte da Arrábida vista do Museu Romântico, ao fim da tarde


E não poderia deixar de lembrar o poema lindíssimo de Carlos T:



Quem vem e atravessa o rio

Junto à serra do Pilar

Vê um velho casario

Que se estende ate ao mar

Quem te vê ao vir da ponte

És cascata, são-joanina

Erigida sobre o monte

No meio da neblina.

Por ruelas e calçadas

Da Ribeira até à Foz

Por pedras sujas e gastas

E lampiões tristes e sós.

E esse teu ar grave e sério

Dum rosto e cantaria

Que nos oculta o mistério

Dessa luz bela e sombria

[refrão]

Ver-te assim abandonada

Nesse timbre pardacento

Nesse teu jeito fechado

De quem mói um sentimento

E é sempre a primeira vez

Em cada regresso a casa

Rever-te nessa altivez

De milhafre ferido na asa


17 comentários:

  1. Vi o post através do FB e vim a correr fazer o meu comentário... Está maravilhoso! Costumo dizer que a letra do poema da canção do Rui Veloso é um Hino à cidade do Porto ou um roteiro de viagem!
    Ri-me na parte que escrevo sobre o Calvário. para mim também foi durante algum tempo. Fiz estágio na Liga dos Deficientes Motores,no Casalinho da Ajuda e foi uns tormentos para lá chegar...

    ResponderEliminar
  2. Correcção: onde se lê escrevo é escreve

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Madalena.

    Pode parecer que persigo Lisboa nos meus posts, mas a minha experiência de deslocações nessa cidade traumatizaram-me para toda a vida. Perdi dias e dias da minha adolescência, a partir dos 10 até aos 24, a percorrer a cidade por zonas horrendas como aquelas que o autocarro 12 seguia atá ao Marquês de Pombal. Vivia longe de tudo e fiquei mesmo marcada.

    O que mais gosto no Porto é poder ir a todo o lado em pouco tempo, mesmo de autocarro, é raro esperar mais de 5 minutos por ele e passam aqui à porta. Em Lisboa andava kms e chegava cansada ao liceu e à escola. Nem me quero lembrar....

    Bjinho

    ResponderEliminar
  4. Eu vi nascer a Ponte da Arrábida, lindíssima, inovadora e totalmente portuguesa.
    É uma jóia a ligar as duas margens do Rio.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida, Graciete, duma simplicidade majestosa e agora que foi restaurada ainda está mais bonita. É a minha ponte, fica a 5 minutos da minha casa, atravesso-a quando vou ao cinema em Gaia e aquela vista do rio e do mar entrelaçados faz-me sempre olhar, olhar perdidamente....

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Lindíssimas fotografias; e redundância dos meus comentários... Mas as verdades são para ser ditas! Gosto muito das "suas" pontes e fico ainda com mais vontade de ir ao Porto, ver isso tudo.
    Mas também gosto das "minhas" pontes, as de Lisboa. Para mim, uma das melhores sensações de "chegar a casa" é entrar em Lisboa vindo do sul e ver Lisboa preguiçosamente deitada junto ao rio, na magnífica vista da Ponte sobre o Tejo. E é também maravilhosa, aqui como aí, a "vists do rio e do mar entrelaçados" ;)

    E a propósito desta bonnita passagem do seu post. "a certeza de que há um outro lado, o traço de união, o chegar e o partir, o saudar o que é nosso e o despedirmo-nos com a certeza de voltar", lembrei-me de outra canção:" e eu e tu/ perdidos e sós/ amantes distantes/ Que nunca caiam as pontes entre nós"

    (Pequeníssimo reparo que espero não me leve a mal:julgo que o autor do texto de "Porto Sentido" é Carlos Tê, como de resto de todas as canções de Rui Veloso. Mas é um pormenor irrelevante. O texto, verdadeiro hino ao Porto, lindíssimo, tornou-se conhecido na música e na voz de Rui Veloso. E hoje é um bocadinho de todos nós - mesmo dos lisboetas :D - brincadeirinha!)

    Beijinho. Grande!
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Verifiquei a autoria do poema porque tb pensava que era do Carlos Tê, mas deu-me que o autor é o próprio Rui Veloso. Pode estar mal, mas foi o que encontrei na net.

    Quanto às pontes, confesso que não me sinto nada emocionada quando atravesso - já não o faço há dezenas de anos - a ponte sobre o Tejo , dada a imensidão em frente dos olhos, a luz quase sempre demasiado branca, sem contornos definidos, da cidade de Lisboa. É grandiosa, mas não é minha, nem sequer a sinto como casa. É um pouco como Budapest e Praga, ambas tem rios magníficos, Budapeste é sumptuosa, mas Praga é duma beleza única, o rio duma cor espectacular, as pontes seguidas....

    Bom, há muitas cidades bonitas, mas umas são mais íntimas e Lisboa, mesmo sendo a minha cidade, onde passei quase 30 anos da minha vida, não me diz nada agora a não ser os postais ilustrados que constantemente aparecem nas telenovelas, os telhados, as vistas de cima, o rio, o Terreiro do Paço, etc.

    Não gosto especialmente do Rui Veloso, mas esta canção é linda....

    ResponderEliminar
  8. Afinal, Isabel , sempre foi o Carlos T que compôs a letra da canção....a net tem destas coisas.....desculpe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem nada para desculpar, Virgínia, a questão não tem assim tanta relevância. E mesmo que tivesse... O que é isso diante da beleza do seu post? A emoção que lhe dá lugar é muitíssimo mais relevante que essas "minudências". Foi mesmo um pormenor ;)

      Beijinho e um óptimo fim de semana :)

      (Vou estar de férias a partir de 3ª e até ao fim do mês. Se for ao Porto ainda lhe peço mais umas "dicas". Mais beijinhos )

      Eliminar
  9. Três reparos para começar em beleza:

    1- O Parque das Nações não pertence a Loures, mas é uma freguesia de Lisboa;
    2- A Ponte Vasco da Gama é tão de Loures como todas as pontes do Porto são de Gaia;
    3- Porto Sentido é um hino reacionário contra o Benfica, veja lá se não fala em lampiões e em milhafres feridos na asa... :)

    Outra coisa, o nome correcto da ponte D. Luís é Ponte D. Luís I...

    O que se salva? As belas fotos... :))))

    Beijos,

    ResponderEliminar
  10. Que chorrilho de asneiras, Paulo!!

    1. O Parque das Nações foi construido em 2/3 de território pertencente a freguesias de Loures e 1/3 dos Olivais ( esse, sim de Lisboa) É claro que pertence ao concelho de Lisboa, como Alfragide ou Massamá (?), mas é uma zona limítrofe, que não se encaixa em Lisboa totalmente. Mesmo assim dou de barato que é mais um aglomerado de construções lisboetas, qual delas mais feia e mais cara!!!

    2. As pontes do Porto SÂO TODAS de Gaia, porque Porto e Gaia são uma única cidade em dois, que amam o Rio Douro e se contemplam mutuamente. Há harmonia perfeita. Quem é que sabe onde vai dar a Ponte Vasco da Gama???? Nowhere!! E mesmo a ponte sobre o Tejo? Vai dar a um dos locais mais feios do mundo, a querer imitar o Corcovado (hahaha) com um Cristo ridículo, construído durante o Estado Novo ( por um vizinho meu, que morava mesmo ao lado.

    3. Porto Sentido não tem segundos sentidos, só um: o amor à cidade!!

    As fotos nem são tão belas assim....já fiz melhor!! :(((((

    ResponderEliminar
  11. Paulo:

    A ponte chama-se Ponte Luis I para tua informação. Está escrito no pilar. Não tem Dom.

    Mas a gente daqui diz sempre ponte D. Luiz, tout court.

    Bjo

    ResponderEliminar
  12. Outro chorrilho de asneiras :)))

    1- Recentemente toda a Expo foi para o Concelho de Lisboa, chamando-se freguesia do Parque das Nações. Alfragide não pertence ao concelho de Lisboa, mas ao de Amadora e Massamá ao de Sintra. Errado, portanto.

    2- A Ponte Vasco da Gama vai dar à nossa Luz e quem não sabe isto, não sabe nada! A estátua do Cristo Rei tem exactamente as mesmas dimensão do Cristo Redentor no Rio. Só não está no cimo de um morro. E a ponte 25 de Abril une Almada a lisboa. Errado, portanto.

    3- Porto Sentido tem camuflado um milhafre ferido na asa e uns lampiões tristes e sós. Quem me disse? O próprio Rui Veloso numa visita à Rádio Comercial.

    4- Retiraram o Dom, porque vocês aí no Puarto andavam a dizer Dão e Dão é uma região vitivinícola...

    5- Se eu digo que as fotos estão boas é porque estão e não se fala mais nisso, ok?

    :)) Beijos

    ResponderEliminar
  13. OK.

    Lisboa para variar subtraiu o que lhe interessava a outro concelho e deu o que não prestava a mais dois. Brilhante!!

    Comparar uma águia a um milhafre é um erro científico brutal. Só têm em comum serem aves de rapina. Por acaso, não percebo bem o que é o que milhafre tem a ver com o Porto, mas só perguntando ao Carlos T e ele já morreu.

    Vocês??? Eu nummmm sou do Puerto, nem digo Dão, a não ser aquando peço binho do dito.

    Está incrustrado no pilar em letras do seculo XIX Ponte Luiz I, podes ver nas fotos da ponte.

    Oh, acabaram as picardias??? :((((


    ResponderEliminar
  14. Ok, por hoje chega, mas eu adoro ter picardias consigo... :))

    Beijos,

    ResponderEliminar