quinta-feira, 2 de maio de 2013

Dos Açores para a Madeira

Realmente, bem diz o Paulo que ando num fona e depois ainda me queixo.Esta noite dormi cerca de duas horas, das 2 as 4 e às 5.30 já estávamos no aeroporto.

Vim as 7 da manhã para o Funchal onde chegámos dez minutos antes da hora prevista.

Mal cheguei notei logo a diferença entre os pastos e montes coloridos de S. Miguel e a correria da Madeira por túneis e túneis até chegar à zona VIP, onde se situam os hoteis mais luxuosos. Tudo diferente, sobretudo no preço, que aqui é exorbitante....na minha opinião.
O hotel é cinco estrelas, cheio de gente, muito animado, com pessoal que me tratou nas palminhas quando soube que vinha para os Encontros de Educação com um dia de avanço. O quarto é óptimo, há bares e restaurantes q.b., mas tudo a um precinho nada convidativo. O que vale é que, um pouco mais abaixo, junto ao mar se encontram pequenos snack bars e restaurantes tipo pizzaria, onde se come por muito menos. A minha filha e eu estamos cada vez mais parcas e um prato serve para as duas e ainda sobra. Trouxémos o bolo do caco para cominharmos quando tivéssemos fome.

Há 40 anos passei aqui a minha lua de mel em Novembro e nunca me esquecerei dos dias aqui vividos.


Já vim seis vezes à Madeira - entre as quais duas a Porto Santo, que adoro - e fica-me sempre a sensação de espaço fechado, mesmo no alto dos picos, enquanto que nos Açores, respirei liberdade, ar puro, libertação das amarras do turismo de massas e dos estrangeiros endinheirados. A Madeira é artificial, bonitinha sem dúvida, com locais e plantas fabulosos, as não me cativa tanto. Fico-me perdida nas piscinas enormes e azuis, no mar picado sem praias, descanso e preguiço, mas não me enlevo, nem sinto qualquer frémito ou desejo de andar a viajar de carro ( o que já fiz nas outras vezes).

Hoje tomámos banho na piscina com temperatura cá fora de 19º, o que foi um acto de coragem. Não  gosto de piscinas interiores, muito quentes e com pé, adoro nadar à vontade, de modo que só consigo estar bem ao ar livre...os velhotes que ali estavam bem instalados nas suas cadeiras longas, ficaram embasbacados com a nossa coragem. Se soubessem que na praia da Luz, a água está muitas vezes a 17º e tomo sempre banho gelado, não ficariam tão espantados.

Como só tinha dormido duas horas, agora estou relaxada e preparo-me para ver o benfica e depois aninhar-me para uma noite mais longa....

Só ponho uma foto, embora já tenha tirado hoje várias e bem bonitas,  pois aqui a Net nos quartos custa 22 euros por dia e estou a escrever no pc publico!!!Já não sei é usar o rato....:))

4 comentários:

  1. Farta-se de passear, essa é que é a verdade. ;)
    Eu não conheço a Madeira nem os Açores, mas enquanto os Açores é um destino onde espero ir um dia, a Madeira não me atrai minimamente. E dito isto, não quer dizer que não acredite que seja bonito. Mas a ideia que tenho é que é também demasiado turístico, um pouco como o Algarve, a que não acho piada alguma.

    Aproveite bem e já sabe que depois queremos ver as fotografias.
    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Pois é!Não conheço o Arquipélago da Madeira, é o único lugar que me falta para Portugal ficar todo visto de lés a lés. O medo de viajar para este aeroporto é mais forte. Bem sei que agora está diferente...Já fiz imensas viagens de avião, mas nunca acho graça!...
    As praias que frequento no Verão, quando estão a 19º de temperatura já me dou por satisfeita. Também não sei manobrar bem o rato do computador. Habituei-me ao do portátil(risos)
    Boa estadia e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilho integralmente a tua opinião sobre Açores e Madeira. Aos Açores já fui três vezes e , se puder, voltarei. À Madeira fui duas vezes, uma de passagem para Porto Santo. A Porto Santo gostaria de voltar mas não me entusiasma uma nova visita à Madeira.
      Cá fico à espera de mais fotos
      Bjs
      Regina

      Eliminar
  3. AFINAL ACABEI POR PAGAR 24 HORAS DE NET, POIS DA EDITORA MANDARAM-ME COISAS URGENTES PARA DESCARREGAR!!!

    EStou no meu querto, está um dia tristonho e mesmo fresco - 17º - de modo que vou ficar por aqui - no hotel - preparar a sessão, trabalhar nos PPw da editora, talvez ler, talvez sonhar.....o tempo está por minha conta, a minha filha foi até à praia artificial que não fica longe. Ontem descobri uma rua com lojas e um PIngo D. - tinha de ser - e pareceu-me que estava no Porto, não foram as boganvílias.

    Bjinhos as tres e obrigada!

    ResponderEliminar