sábado, 11 de maio de 2013

Fotos ou lugares: wishful thoughts?

No seu blogue Assim na Terra como no Céu, o meu Amigo Paulo tem-nos brindado com entradas, fotos, lugares, sagas, pedaços de prosa magnífica e também sentimentos expressos dum modo especial. Não posso deixar de partilhar no FB e também aqui as suas experiências extra-terrestres:)

Pergunto-me o que nos faz sentir tão sedentos de experiências como estas?
É a crise?
É este viver em cidades poluídas e cheias de carros?
É o cansaço do bruhaha dos media, tão medíocre e rasteiro?
É algo mais puro que existe dentro de nós e que anseia por respostas?

Ontem, já passava da meia noite quando coloquei uma fotografia que tirei na Madeira numa página do FB para a qual contribuo há anos. Curiosamente, hoje de manhã, constatei que essa foto já tinha 40 e tal likes e alguns comentários, quando, aparentemente, não me parecia melhor que tantas outras que todos os dias lá são colocadas. A foto está aqui. Adicionei outras duas que tirei do Curral das Freiras e no Pico do Arieiro.

Pergunto-vos. O que vos atrai nelas ( se é que se sentem atraídos) ?




5 comentários:

  1. Respondo por mim:

    Tive a felicidade de viajar por muitos países. Vi desertos, glaciares, savanas, cordilheiras altíssimas, mares revoltos e transparentes. Vi muita coisa e sempre que chegava a Portugal, só via a minha casinha. Hoje posso comparar e aperceber-me esclarecido que o nosso pequeno país está provido de paisagens igualmente belas. O apelo da Natureza advém do simples facto de um dia ter querido ser biólogo e acabei por não o ser, mas ficou o bichinho a par de uma enorme necessidade de evasão. Penso que é isto.

    Beijos,

    ResponderEliminar
  2. Acabei de ver o filme de Malick. Um banho de imagens belas, quase sem diálogo, contemplação quase pura.

    Pergunto-me se isto basta para fazer um filme. As críticas arrasam-no, mas o publico - nem todo - já cansado de trivialidade e sex appeal aplaude. Quase duas horas de meditação.

    Fico-me com a tua frase " enorme necessidade de evasão". É exactamente o que o filme pretende demonstrar.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. O que me atrai nas fotos(muito belas aliás)? A Natureza selvagem, majestosa, dominadora mais um exemplo da nossa pequenez.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Eu diria que para além da beleza dos lugares que representam, o que me atrai nelas é a procura de não sei quê que nos eleva e engrandece ;)

    Beijinho ( e obrigada por trazer até nós estes bocadinhos de paraíso)
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. È, Isabel e Graciete.

    Nós precisamos de ver o Belo para acreditarmos que a Vida não se reduz ao dia a dia nas cidades....cada vez estou mais panteísta. Deus está na Natureza.

    Bjinhos

    ResponderEliminar