segunda-feira, 6 de maio de 2013

O Pico do Arieiro...e a flora da ilha


Não há ponto tão dramático como este Pico da Madeira.
Em S. Miguel, encantaram-me os cenários de campos, montes, lagoas e mar.

Este é especial, selvagem, quase toca os céus.



Há 40 anos tinha estado perto do Pico na Eira do Serrado, mas não se podia subir ao cimo. Agora há uma estrada estreita e íngreme que os taxistas conhecem bem, de modo que aventurei-me ao ponto mais alto da ilha e quase mais alto de Portugal. Tem 1810 metros, é quase tão alto como a Torre na Serra da Estrela. O cenário é indescritível e só um vídeo- que fiz-  pode dar uma pálida imagem do que é na realidade.  No cimo há um pequeno café-restaurante, onde serviram uma sopa de tomate feita na hora de comer e chorar por mais...

Estivémos por ali durante muito tempo, o ar é é puro e fino, apetecia-me ter trazido algum dentro dum saco para respirar aqui....



A Madeira continua misteriosa nalguns locais e lindíssima noutros, como na Ponta de S.Lourenço que só vi do avião desta vez.









Em termos de flora, é um verdadeiro catálogo para os amantes de botânica, que é o meu caso. Comprei um livro só sobre flores desta ilha e regalo-me com fotografias que nunca seria capaz de rivalizar. Por todo o lado ou canto, se encontram flores, que brotam espontaneamente, sem intervenção humana...Deus as conserve e se evitem incêndios como o de há dois anos que devastou uma parte de floresta junto ao Pico do Arieiro.





9 comentários:

  1. Bonitas fotos, bonito vídeo.
    Obrigada pela partilha
    Bjs
    Regina

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Regina. Adorei o cenário, achei mesmo místico, ainda mais do que alguns dos Açores, pois só tive oportunidade de ir a S. Miguel. Ainda tenho de descobrir as outras ilhas...

    Vim feliz porque gostei muito dos passeios que dei - menos demorados - e sobretudo das flores, que nesta semana vão ser homenageadas com uma Festa, mas já lá não estarei.

    Obrigada, também.
    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto que tivesse aceitado a minha proposta de ir até ao Pico do Arieiro, Amiga. Também tenho fotos muito parecidas com as suas. Tem agora de ir ao ponto mais alto de Portugal: ao cume da ilha do Pico (2.354 metros de altitude). Vídeo fabuloso! Beijos.

    (tem comentário abaixo...)

    ResponderEliminar
  4. Vou com certeza. Será a minha próxima aposta no verão. Penso que será melhor em Setembro dado que se pode usufruir do mar e ter barco para ir às ilhas. É um sonho lindo.

    Mas foi por ti que fui ao Arieiro, não levei foi o teu numero de telefone, infelizmente. O taxista era um fantástico condutor. A estrada é muito estreita e perigosa, mas valeu bem a pena. Estivémos lá tempos infindos, depois fomos ao fundo , ao Curral das Freiras, uma viagem fabulosa e não me digam que a Madeira não é linda......

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Lindas fotografias.A estadia na Madeira está bem descrita e bem documentada.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Graciete. Uma boa semana!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Lindo post, como sempre! E as fotografias, deslumbrantes. No fundo, é como se fossemos à Madeira consigo ;)

    Beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Obrigada.

    Tirei muitas mais, mas aqui só puz algumas mais coloridas....o pico é fabuloso e nem me apetecia sair de lá....o piro é subir e descer, mas vale a pena a experiência. O taxista era um castiço com o seu falar madeirense. Foi uma óptima experiência.

    Bjinhos

    Esta reforma vai ter repercussões na sua situação profissional? Espero que não seja prejudicada.....boa sorte!

    ResponderEliminar
  9. Também espero que não Virgínia, mas no concreto não sei de nada. De qualquer modo como não sou de me preocupar por antecipação, vou vivendo cada dia com calma. Para já, espero o resultado do concurso.
    Obrigada pela preocupação. ;)

    Um beijinho muito amigo

    ResponderEliminar