terça-feira, 3 de setembro de 2013

Os blogues e o tédio

Há semanas que não leio nada de interesse na net.

O verão parece que veio para ficar e com o calor as ideias desvanecem-se , derretem e desaparecem, dando lugar a conversa de chacha, a comentários politicamente correctos sobre as rentrées e o recomeço do ano lectivo. Não há uma entrada que me interesse, me faça pensar, nem sequer reflectir. Não há um blogue de jeito....( desculpem lá!). Verdade seja que o meu tb anda desinspirado de todo:)




Lembro-me de princípios de anos lectivos do meu tempo de professora que nos enchiam de entusiasmo. Gostava de conhecer novos alunos, de planear o ano, de preparar aulas diferentes. Ainda me lembro do ano de 2001, quando fomos apanhados desprevenidos pelo 9/11, e tivémos de mudar as estratégias, dado que os alunos estavam sintonizados para aquele acontecimento fulcral para a cultura anglo-saxónica.
Consegui passar para transparências as opiniões dadas por vários adolescentes sobre os acontecimentos - alguns com verdadeiro sentir da tragédia e depoimentos comoventes - e os alunos aderiram muito bem aqueles textos novos e directamente ligados à actualidade. O manual ficou em casa.



Sempre fiz manuais - desde 1983 - mas nunca achei que os manuais fossem "be all and end all" como dizem os ingleses. O professor, a sua criatividade, motivação e fé move montanhas. E se era importante movê-las logo no início do ano! Uma vez " apprivoisés" , os alunos convertiam-se ao inglês, amavam as aulas, colaboravam, criavam ideias novas e projectos inovadores.

Tive alunos excepcionais nas escolas por onde andei, mesmo na mais remota vila como a Sertã. Era difícil ensinar nesses locais porque tudo era novo para mim e às vezes incorria em erros devido ao choque cultural com uma população completamente diferente da de Lisboa ou do Porto. Tive de me adaptar, mas eles próprios se sentiam homenageados pelo facto de eu ser efectiva e vir da capital...

Tenho saudades desses tempos...ensinar era uma aventura....sem papeladas, com uma pequena caderneta que continha tudo, sem tabelas, nem excels, nem pcs, nem tecnologias avançadas.....

Sem comentários:

Enviar um comentário