quinta-feira, 17 de outubro de 2013

The Power of Hope

Hoje encontrei um site muito interessante sobre campos de férias para jovens de todas as raças, religiões, etnias, estratos sociais, etc. que durante uma semana convivem com adultos do mundo das artes e não só promovendo workshops de expressão artística, debates sobre multiculturalismo, literacia mediática, educação para o ambiente, dança, justiça social, etc.

As famílias podem reunir com os seus filhos e amigos todas as noites e cooperar nas actividades propostas.



Estes campos já começaram em 2007, mas o seu sucesso fez com que se estendessem a várias zonas do Canadá, USA e Inglaterra. Seria fantástico promover este tipo de acções cá em Portugal, onde vivemos em casulos e os jovens poucas ocasiões têm para lidar com outros jovens de estratos sociais diferentes e mesmo raças e etnias variadas.
Este tipo de experiências fazem com que os jovens desenvolvam qualidades diferentes das que são incutidas nas escolas, onde há muita competição e pouco entendimento.


Lembro-me que a minha filha foi há muito anos passar 15 dias em

Alfândega da Fé num campo de trabalho onde só ela era portuguesa e adorou a experiência, apesar do calor que se sentia em Agosto. O meu filho também esteve na Alemanha a recuperar um castelo - tratando da eletrificação circundante e a estadia fez-lhe bem em todos os sentidos.
Quando era jovem era avessa a campos de férias, mas gora penso que os jovens têm mais abertura e independência.















2 comentários:

  1. Como eu gostava do "serviço cívico"!!!!!!!

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Penso que seria útil se não fosse comandado por forças políticas, mas pelo verdadeiro sentido de comunidade e de dever cívico. Por causa disso, uma prima minha foi ara a Inglaterra ( para não o fazer) e acabou na Australia onde vive hoje com a sua família. Tinha 18 anos e detestou o serviço cívico que na altura era domínio dos comunistas.

    Bjo

    ResponderEliminar