sábado, 15 de fevereiro de 2014

Haja SOL



 E os portuenses saem à rua....felizes e agradecidos.


A vista da paragem do autocarro 200

Não refeitos do prémio que lhes foi atribuído há dias de "melhor destino europeu para 2014", eis que Deus ou Alguém lhes oferece um sábado repleto de sol, céus magníficos, ondas gigantescas, tempo amenos e paisagens cenicamente perfeitas... o que é que se pode desejar mais?

O sol quando nasce é para todos, mas há uns que o apreciam mais que outros.
Praia dos Ingleses
EU, pessoalmente,  sinto-me com um índio a quem deram a dádiva da chuva após dias de seca. Apetece-me dançar à volta da mesa , lançando gritos roucos de agradecimento. O que vale é que a câmara não fotografa aquilo que eu não quero!!

Hoje tencionava ir ver o filme HER, que não quero perder.
Mas quando abri a janela e vi uma nesga de céu azul, bem azul, no meio de nuvens fantasmagóricas, perguntei à minha filha: Cinema ou Foz?...já certa da resposta. 100% em uníssono.
Forte de S. João

E foi a Foz...no nosso autocarro do costume, o 200, que nos levou rapidamente até ao mercado. Estava quente, apesar dum ventinho fresco, que sabia bem.
A Tavi tinha uma mesa mesmo encostada à janela, donde só se via o mar, enorme, imenso, prateado dum lado ao outro da praia dos ingleses e alargando-se ainda pela Praia da Luz e do Ourigo.
 Por 20 euros comemos bem, uma tosta mista tipo francesinha e uma sanduich americana, bolo de chocolate, cafés, cerveja e coca-cola. O sol entrava tão quente pela janela, que parecia verão. As pessoas liam o Expresso e conversavam dum modo agradável, sem telemóveis, benza-os Deus.
O ambiente era cinco estrelas.

as gaivotas em concílio no paredão
Os mirones e curiosos
Depois foi um longo e audacioso passeio até ao forte de S. João, um monumento lindissimo, que guarda a cidade junto ao célebre farol de Felgueiras que tão fotografado tem sido no último mês. Os mirones apinhavam-se nos morrinhos de relva bem verde, com as suas câmaras com algum receio da espuma que , de vez em quando, ultrapassava o murete e vinha espraiar-se na marginal...

O novo molhe
farol de Felgueiras
Desde que fizeram o novo molhe, o mar foi domado na Foz do Douro e o rio parece um lago, ainda que hoje estivesse lodoso e muito cheio. A fúria das ondas desaba na ponta do molhe e no farol, que aguentam os espasmos de raiva do mar em fúria....o panorama é lindo....

à volta ainda passámos no Botânico, mais invernoso que nunca ,
Nenufares no inverno
com as camélias a brotar por todo o lado...muito tristes naquele mar de troncos descarnados....em breve virá a Primavera.....anseio por ela como nunca....e os meus ossos, a latejar, ainda mais.

camélias do Botânico


4 comentários:

  1. Que belo passeio! Houvesse olhos para estas maravilhas, à mão de semear, e muitos prozacs eram evitados.
    Boas fotografias com prosa a condizer.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada. É verdade que um passeio à beira-mar nos eleva a alma. Pelo menos a mim, que amo o mar acima de tudo. Só o cheiro da maresia - que hoje se sentia muito - me faz bem.
    Boa noite e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Ontem também vi, de longe, a fúria do mar com a minha companheira de sempre, a Susana, a minha filha mais nova. Hoje andei a aproveitar o SOL ,mas para os lados de Leça do Bailio, com a Susana, a outra minha filha, Elsa, e a Mia, a cadela da Susana.
    Foi uma tarde boa. E aproveitamos o pouco SOL que fez o favor de nos aparecer.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Fui ao cinema, mas estive uma meia hora na varanda a apanhar sol e estava quente, quente....se não estivesse tão mal do joelho teria ido ao parque da cidade, mas tive receio , pois ontem já tinha andado muito a pé.
    Ainda bem que tem as suas filhas para a levarem a passear....:)
    Bjo

    ResponderEliminar