sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Jugend Musiziert

É um concurso de Música....para jovens.

Organizado todos os anos pela Alemanha, podem concorrer todos os jovens alemães, quer vivam na Alemanha, quer noutro lado, e ainda todos os alunos ou ex-alunos de colégios alemães. Já tem muitos anos e os prémios são muito considerados na carreira musical dos intérpretes.

Jugend musiziert

JUGEND MUSIZIERT is a national music competition for children and young people of school age which aims to promote instrumentalists and musical group performances. Since its inception in 1963, over 400.000 children and young people have taken part in JUGEND MUSIZIERT.

The competition is held in three stages: regional competitions are held in 146 regions throughout Germany and in German schools abroad. Those musicians who have performed particularly well then go on to take part in 19 competitions at the state level. Those who receive a first prize at the state level are qualified to take part in the national competition held at changing locations every year. After the competition phase, JUGEND MUSIZIERT arranges concert appearances at home and abroad and invites national prize winners to the „German Chamber Music Course“.


No ano passado referi-me a este concurso, dizendo que o meu neto tinha concorrido e ganho o primeiro prémio na sua categoria ao tocar violino. Como não tinha ainda 10 anos, não poderia avançar mais nas diferentes etapas do concurso, que vai decorrendo nas escolas alemãs do mundo inteiro.

Este ano, o Daniel voltou a concorrer, mas desta vez em duas modalidades diferentes: piano e violino, este ultimo em dueto com um colega. No piano, tocou Bach, Chopin, Daquin e Frederico de Freitas. Com o seu colega Vicente tocaram Duos de Pleyel e Bela Bartok. Um reportório bastante exigente para duas crianças que nem sequer adolescentes são.

Confesso que o piano me surpreendeu muitíssimo, pois é raro ouvi-lo tocar. Não tenho piano em casa e quando vou a casa do filho, há sempre muito barulho e não dá para uma audição capaz. Comovi-me até às lágrimas, pensando na minha Mãe que tocava tão bem...e o apreciaria tanto.
No fim estava feliz e despreocupado, fez o sinal de YES com o polegar e foi logo ter com os seus amigos que jogavam futebol à mesma hora, esperando pelos resultados que só chegaram pelas 19.00. Vim para casa sem os saber, mas tinha um pressentimento de que ia correr bem.

Pelas 20.00 apareceu com a Mãe e o irmão mais novo, de rosa na mão para mim. Uma rosa linda....e os dois diplomas dos dois primeiros prémios que obteve. Agora já passou à 2ª etapa que será em Lisboa brevemente. Estou feliz, como não poderia deixar de estar?

Fica aqui uma das peças que tocou : Le Coucou de Louis Daquin ( 1694-1772). 


4 comentários:

  1. Parabéns Virgínia a si e ao seu neto. E ainda um beijo grande para ele.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, pela parte que lhe toca. Ele está aqui comigo...:)

    Bjinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao seu neto, Virgínia!
    Temos génio! É assim que se começa e ele pôs a fasquia muito alta. A partir de agora, com este talento e com o ambiente cultural que o rodeia, tenho a certeza que se vai falar deste menino! Merece ele e a família.
    Tem de, obrigatoriamente, ter orgulho do seu neto e mostrar a toda a gente. Não é vaidade, é justiça.
    Um beijinho para ele e para a avó babada.
    Maria Eugénia

    ResponderEliminar
  4. Nem tanto ao mar, Geninha....

    Hoje fui ao concerto da CdM com o Daniel e ele delirou. Foi brilhante, concerto Elvira Madigan de Mozart e 7ª sinfonia de Beethoven, adorei .

    Bjinhos

    ResponderEliminar