sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Música e gente que nos eleva

Hoje tenho estado um pouco na maré cheia ...ou se preferirem em quarto crescente...

Arranjei uma empregada nova que é cinco estrelas - a mesma do meu filho e nora - uma rapariga  cheia de vida, com tres filhas, trabalhadora até mais não, capaz de nos fazer acreditar de novo no valor da nossa casa, dos nossos bens materiais já bem velhinhos, simpática, prestável e com carro!! Trabalhou em restauração com o marido, mas deixou o emprego por causa dos horários incompatíveis com o das crianças. Vê-se que se entusiasma com tudo o que faz e limpou a minha casa de alto a baixo em cinco tardes que aqui esteve.

Prestável, sempre preocupada em ir-me buscar à rua o que eu preciso e não preciso, terna com os miudos que vai buscar todos os dias ao colégio, um achado ( por anúncio no Pingo Doce) da minha nora que, amavelmente, resolveu propor-me a sua contratação para mais umas horas, dado que as dela não lhe preenchiam as oito horas. Aceitei, pois há muito que só tinha quatro horas de "ajuda" e cada vez estava mais insatisfeita. Havia coisas que pura e simplesmente deixava para depois.
Sinto-me nas nuvens, com tempo para tudo, armários arrumadissimos, até o meu atelier, que é tão meu que estranho ver lá a mão de outra pessoa, foi limpo e (des)arrumado para eu poder depois arrumá-lo de novo como gosto.

Já não estava habituada a ter pessoas com quem falar em casa, a minha filha passa sempre a tarde fora e é muito calada, mesmo quando está. Não sou muito conversadora, mas às vezes gosto de companhia. Os meus netos também vêm por cá menos tempo. Ando mais feliz.

Hoje tenho estado a ver provas, mas enquanto as vejo, oiço música da melhor, no Spotify, o tal site onde se pode ouvir o que se quer sem pagar nada...interpretações magníficas...os melhores CDs que se pode imaginar. Nunca a música clássica foi tão acessível e tão barata...só não ouve quem não quer. Até na fisioterapia me pergunto porque é que, em vez de música pimba ou rock dos anos 70, não pôem musica clássica para os pacientes ouvirem enquanto estão a fazer os exercícios. Levo o meu iPod, mas em fundo oiço sempre a música deles!!

Estou para aqui a fazer conversa num dia de chuva contínua.
Não houve uma aberta....mas também já não se pode aguentar os telejornais a falarem do mau tempo e do estado do mar.

Por que não se calam.....e não pôem... música clássica?



6 comentários:

  1. Uma boa empregada doméstica é um oásis na nossa vida. Eu contei sempre com a ajuda e apoio dessas empregadas e, se não eram excelentes,e quem o é?, permitiram-me dedicar mais tempo da minha vida àquilo que mais me interessava e foram ajuda preciosa quando os meus filhos eram muito pequenos(logo três seguidos, a quarta veio mais tarde) para poder estudar e organizar a minha vida profissional, não roubando o tempo ao seu acompanhamento. Tenho grande consideração pelas empregadas domésticas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Tem razão, também tenho as melhores recordações de empregadas que passaram por minha casa e me ajudaram. Nunca lhes agradecerei a sério, embora tivesse ajudado sempre que elas tinham problemas económicos. Há dez anos que não tinha uma empregada assim, mais assídua - 12 horas por semana - e sobretduo tão competente....é dum nivel superior - tem estudos e uma enorme vontade de ganhar a sua vida...sem depender de ninguém. Neste momento só me apetece ajudá-la!!

    Bom Domingo, já que o sábdo está cheio de sol......

    ResponderEliminar
  3. Uma empregada com essas características, nos dias de hoje, é um achado!...

    ResponderEliminar
  4. SEM DÚVIDA, ANÓNIMO!

    Oxalá tudo corra bem para ela e para nós que dela dependemos também :)
    Benvindo!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Virgínia!
    Numa das suas postagens menciona o Spotify e aderi. Disse ao meu marido, mas ele já tinha e não me disse nada! Ah, pois é! Nem lhe conto o que se sofre em determinados lugares a ouvir música que não se aprecia de todo. E ainda por cima acompanhada de vídeo clips. Com cada cena!...Um dos remédios é rir, porque não se pode fazer mais nada!... è muito difícil encontrar um espaço público com música agradável...Parabéns pela sua empregada!...
    Tem um neto que é um privilégio.Isto em relação à última mensagem que escreveu!...
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Ainda bem que segue os meus conselhos :))
    Em matéria de música sou muito esquisita, a maior parte do que postam no FB não me diz nada, mas também acho que nos podemos educar ouvindo, ouvindo, criticando e habituando o ouvido a outras melodias. Não sei como é que permitem aqueles programas tipo Sou Portugal ou lá o que é, com música pimba do mais reles e possidonio, rasca até dizer basta....isso e os numeros de telefone para onde os teleespectadores devem telefonar. É demais, dá cabo dos ouvidos a um surdo!!! :)

    Quanto ao meu neto é uma pequena joia....mas guloso demais, hoje comeu-me quatro bolachas em dois tempos !!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar