terça-feira, 29 de abril de 2014

Dia Mundial da Dança


Nunca fui muito de assistir a espectáculos de dança só pela dança. Gosto da música mais do que das coreografias e sempre achei que , em Portugal, se dançava mal. Lembro-me de ver os Carmina Burana muito mal dançados pelo Ballet Gulbenkian em Lisboa. Os passos eram pesados e as bailarinas algo toscas.
Em contrapartida sempre gostei de filmes sobre dança, como o Isadora, que retrata a vida de Isadora Duncan, bailarina que introduziu coreografias libertas das regras clássicas que presidiam à maior parte das escolas de bailado e que tornavam a modalidade algo rígida e monótona. Também adorei o filme Pina, sobre Pina Bausch um dos melhores filmes que vi em toda a minha vida e cujo trailer podem ver aqui. 
Vi o Lago dos Cisnes no Coliseu de Lisboa e fiquei rendida à maravilha da sincronização de corpos e gestos ao sabor da maravilhosa música de Tchaikowsky. A história trágica dos dois amantes também contribuiu para esse encantamento.

Fico pasmada com a capacidade dos jovens - os meus netos inclusivé -  em gesticularem e mesmo praticarem a dança na rua, nas escolas, nos pátios e nos mais variados espectáculos de música que são transmitidos pela TV. Parece que já nascem dotados de uma apetência especial para dançar, o que não acontecia no nosso tempo, os nossos movimentos e gestos eram pautados por uma rigidez absoluta, havendo poucas pessoas que aceitassem a dança como uma catarse, uma maneira de fugir ao stress, uma libertação do corpo e do espírito. Felizmente hoje tudo se permite.

Amanhã vai haver um espectáculo de dança - com 150 bailarinos - na Avenida dos Aliados introduzindo a exposição Street Art Axa, no edifício AXA. Hoje será uma sessão de vídeos alusivo ao Dia da Dança.

Entretanto já se fizeram cartazes na estação do metropolitano dos Aliados, como se pode ver neste vídeo que aqui menciono, mas que não consegui introduzir.

http://youtu.be/vw39tJNuhsI


Viva a dança!





3 comentários:

  1. Eu gosto muito de ballet, mais do clássico.
    Mas agora tenho ido muito poucas vezes como a quase tudo. Também vi "Carmina Burana", não sei se a mesma versão e gostei bastante.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Carmina Burana cá no Porto foi lindíssimo. Vi vários no Coliseu e o meu filho João entrou em récitas aos 10 anos. Cantou com a Palmira Troufa e com o Carlos Guilherme no Coliseu do Porto. Aquela a que me refiro já foi há 40 anos ou mais!!
    Em Julho vão voltar a repor os Carmina Burana, com outros executantes, mas penso que não é coreografado. O meu Daniel vai cantar....
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. santa ignorância . O Ballet GULBENKIAN nunca dançou CARMINA BURANA !

    ResponderEliminar