quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro



Todos dizem aos quatro ventos que o livro é vital para o desenvolvimento intelectual das crianças e adolescentes, que enriquecem a sua imaginação e permitem võos mais altos. Cultura sem livros não existe.

Concordo. Não compreendo como é que se pode deixar uma criança crescer, entrar na escola, prosseguir estudos sem ter ouvido os pais ou avós a contar histórias, sem ter folheado uns livros em casa ou na biblioteca, sem olhar para as ilustrações, sem qualquer evasão.

Não compreendo que se ponham computadores nas mãos das crianças sem elas saberem ler bem e já terem lido sozinhas histórias próprias para a sua idade.

Os meus netos tiveram sempre uma convivência natural com os livros. Desde pequeninos que a leitura duma história antes de dormir era sagrada. Enrolavam-se na cama dos pais com um deles ou comigo e ouviam silenciosos a história escolhida por eles. Isso contribuiu para que, até aos seis anos, o livro fosse o brinquedo preferencial. Sem TV em casa, as ilustrações eram um mundo novo para eles... e ainda agora gostam de ler.

Como sempre li, não só em criança, mas também como adulta, na universidade e mesmo depois, considero que é criminoso descurar essa missão. É uma das coisas melhores do mundo....



Ficam aqui algumas citações sobre o tema:

Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para ler no comboio.

Oscar Wilde

Um livro é uma janela pela qual nos evadimos.

Julien Green

O livro é uma extensão da memória e da imaginação.

Jorge Borges


4 comentários:

  1. Infelizmente , Graciete, hoje em dia todo o bich careta - desculpe-me a expressão - escreve e muitos deles nem seque sabem fazê-lo. Há livros para tudo, para convencer os leitores de certas práticas, para divulgar experiências nem sempre muito interessantes, para vender e ganhar dinheiro, para massajar o ego ou para passar a ser alguém conhecido. A mioria dos livros que folheio nas livrarias não têm sumo ou são demasiado pessoais e intimistas. Os clássicos ainda são os livros que mais me seduzem, mesmo com as sua passagens descritivas muito longas….

    ResponderEliminar
  2. Fui embalada em histórias de encantar. Minha mãe até as inventava. Quando queria que me repeti-se não se lembrava. Comecei a ler muito cedo,Sem os livros não seria o que sou hoje.O meu marido também lê, dois dos meus filhos têm hábitos de leitura. O mais velho é quase uma enciclopédia. Porém, os outros dois , especialmente um deles diz que não precisa de ler...já lhe chega os que tem de fazer por obrigação. Formou-se em engenharia informática... nem sei como interpretar!...Livros em casa é do que mais tenho. Alguns tive que me desfazer...

    ResponderEliminar
  3. Também tenho livros a mais e acho que seria muito bom dá-los a uma instituição. A minha filha é o que se chama a bookworm ( uma lagarta dos livros) , compra e lê muito, mas exagera. Gosto muito de bibliotecas e tenho pena de não ter nenhuma ao pé, pois nunca compraria livros, limitava-me a ir buscar e levar...
    Bjinho

    ResponderEliminar