sábado, 31 de maio de 2014

Hasta Luego

Parto daqui a horas para Faro de avião.

A viagem leva 45m apenas, mas temos sempre de estar no aeroporto duas horas mais cedo. Já faz parte do ritual da Ryanair, pela qual viajo há anos. Sobrevoamos Portugal inteiro e é maravilhoso num dia como o de hoje ver a diversidade de paisagens de norte a sul. Espero conseguir fotografar a ria Formosa e o  Alqueva, que do avião se vêem  maravilhosamente em dias claros.
Depois seguiremos para a Praia da Luz, que ainda fica a uns 80km de distância.

Esperam-nos uns dias sossegados - até demais - mas fora da cidade, com o mar todo à vista. Os horizontes são tão vastos que se perde a noção do que é viver fechado dentro de 4 paredes. O terraço é o nosso mundo e só para fugir do sol é que nos mantemos dentro de casa, por vezes.

Esta casa foi construida vai fazer 50 anos em 2016. É uma vida. Fui para lá tinha 20 anos e todas as famílias das outras casas eram amigas. Havia jovens dos 4 aos 30 anos e não sei como, dávamo-nos todos maravilhosamente. Houve namoros pelo meio, paixonetas, arrufos, brincadeiras e muitas, muitas recordações que ainda hoje nos vêm à mente ao ouvir certas músicas ou comer certos pratos.


A geração dos meus Pais era especial, com os seus defeitos e qualidades, e deixou-nos uma série de valores, que ainda hoje respeitamos e procuramos que os nossos filhos respeitem. A casa pertence a sete de nós ( meu Irmão mais novo vendeu a sua parte) e temos regulamentos e datas para ocupar a casa nos meses de verão, assim como o compromisso de deixar tudo impecável para os que vêm a seguir.

Já passámos muitos verões fantásticos por ali, conhecemos tudo praticamente.

Muitas vezes pensei que ir para a Luz era voltar às minhas raízes, dado que aqui, no Porto, não tenho ninguém da minha família alargada. Ali era um reencontro com lugares e pessoas que sempre fizeram parte da minha existência.

E depois há aquele mar imenso no qual nos perdemos.....

Até logo!

3 comentários:

  1. Umas boas férias, para si e Luís, com calor e sem vento. é o que lhes desejo.
    Um beijo e muito SOL.

    ResponderEliminar
  2. Gininhamiga

    Kossá assá? É uma casa recheada de recordações e já vivi lá apenas uns dias, mas foi o bastante para sentir a presença dos Cordeiros e dos Gonçalves, que não se pode apagar. Nem ninguém o quereria! Dá-lhe um grande abraço (ela bem o merece) do primo que a achou belíssima. Borem, adeus

    Qjs (a Raquel como sempre acompanha-me...)

    E um pedido: Manda-me o teu endereço de imeile para te enviar umas fotos das Bodas de Oiro e umas mais de Goa. Em tempo: não é um pedido,,, é uma ORDEM!!!!!! :-) :-) :-)

    ResponderEliminar
  3. Uma casa com histórias! Sendo assim vale a pena tomar o avião rumo ao Algarve. Do Porto vale a pena e deve ser mais em conta do que o Comboio. Estas viagens low cost fazem um jeitão...

    ResponderEliminar