quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Adeus Charlie


Em 1975 fazia furor em França. Era a revista mensal Charlie com as suas histórias picantes, bandas desenhadas de adultos, cartoons picarescos e politicamente incorrectos.

Gostava do cheiro, das capas e da consistência. Ofereci a assinatura ao meu ex-marido no Natal durante uns anos.

Por vezes passávamos por uma garagem no Saldanha em Lisboa e encontrávamos números antigos da revista e também da Pilote, que era no mesmo género.

O meu marido ainda tem os números guardados lá em casa, penso eu. Deve estar a folheá-los com saudade. Porque não se sabe quando voltará o Charlie...



Não há palavras para definir estas barbaridades, são pura ignorância e fanatismo religioso. É dramático não sabermos até onde podem ir estas organizações que agora pululam pelo Mundo e que odeiam a civilização ocidental e a democracia, a liberdade de expressão e até o sentido de humor.

Odeiam tudo o que vai contra a sua interpretação do Corão. Que não é exactamente o que lá está escrito.

2 comentários:

  1. Já anunciaram que na próxima quarta-feira será e continuará a ser publicado, felizmente!. Embora diferente, mas um pouco como o Charlie, havia em Portrugal as publicações "Vilhena" antes do 25 de Abril. Não me lembro se teriam havido bombas por lá, mas apreensões da Pide, eram frequentes. Naturalmente que não tem nada haver uma coisa com a outra, mas somente o espírito das caricaturas...

    ResponderEliminar
  2. Sim, nem sempre muito correctas e sobretudo muito sarcásticas. Houve muitos jornais perseguidos , antes e depois do 25 de Abril. O Diabo, que era de direita tb teve um papel parecido.

    Obrigada pelo seu comentário.

    ResponderEliminar