quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

The Imitation Game


Um filme que dignifica o Homem e que simultaneamente nos faz perder a Fé nos homens.

Há Homens, há génios, há seres absolutamente diferentes que salvam a Humanidade em épocas de crise e vivem por acreditarem na Ciência e nas inúmeras possibilidades que ela nos oferece. Mas também há os homenzinhos que tudo censuram, que humilham, condenam e levam outros ao desespero apoiados em leis homofóbicas e desprezíveis.

Oscar Wilde, o génio da literatura irlandesa,  foi destruido em vida por tribunais homofôbicos e desumanos.

Alan Turing, o grande matemático britânico que decifrou os códigos usados pelos Nazis na 2ª GG, foi condenado a uma esterilização forçada, acabando por se suicidar aos 41 anos, dez anos depois do final da GG, ganha pelos Aliados.

Alan Mathison Turing OBE (23 de Junho de 1912 — 7 de Junho de 1954) foi um matemáticológicocrip7toanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e na formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do computador moderno. Ele também é pioneiro na inteligência artificial e na ciência da computação.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Turing trabalhou para a inteligência britânica em Bletchley Park, num centro especializado em quebra de códigos. Por um tempo ele foi chefe do Hut 8, a seção responsável pela criptoanálise da frota naval alemã. Planejou uma série de técnicas para quebrar os códigos alemães, incluindo o método da bomba eletromecânica, uma máquina eletromecânica que poderia encontrar definições para a máquina Enigma.



O filme deixa-nos uma grande indignação, uma revolta infinita.

Ao escrever esta entrada no laptop, penso que se o tenho, o devo em parte a este génio da matemática, um dos precursores dos computadores, inventor de máquinas com cérebro capazes de operações impossíveis ao Homem.

O filme é sóbrio como todos os filmes britânicos e segue so detalhes da vida do matemático, introduzindo uma figura feminina ( não sei se existente na vida real ) que adoça um pouco o ambiente. O sorriso e doçura de Keira Knightley, a confiança que ela deposita no seu Amigo, ajudam a tornar o filme menos masculino e mais profundo.

É um filme a ver. Para acreditar na Ciência e nos Homens que a usam para Bem da Humanidade.


5 comentários:

  1. Apesar de muito se saber, ainda há bastante rejeição social pela homossexualidade...

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, mas agora é mais pressão social, naqueles tempos era prisão ou esterilização, destruiam os homens. Na Inglaterra, ainda por cima, há muitos homosexuais e as condições em colégios facilita essas tendências. Já conheci vários e gosto imenso deles. São menos machos e mais sensíveis.

    ResponderEliminar
  3. Existem homens muito machos e de grande sensibilidade, ou não?

    ResponderEliminar
  4. Quando me refiro a sensibilidade, falo de respeito e percepção dos gostos femininos. Nem todos os homens revelam estas qualidades!

    ResponderEliminar
  5. Desculpe, eu disse...existem!
    Não generalizei !
    Cumprimentos, e tenha um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar