quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Castelejo


É a praia mais linda que conheço....e conheço muitas do norte ao sul do país. Já vivi seis meses mesmo à beira mar em Esposende e corri todas as praias do norte. Moledo é lindíssima. Também andei pelas praias da Figueira e junto a Lisboa, onde destaco o Guincho, um verdadeiro hino à Natureza e ausência de construção desfigurando a paisagem.

Mas é mais para o sul que ficam as verdadeiras praias de Portugal, sendo a Costa Vicentina uma reserva natural que ainda está virgem e espero assim se conserve para o bem de todos os que consideram as praias como oásis na selva da urbanização. O contraste entre as falésias de xisto muito negras e a areia branca, as esculturas naturais que as rochas vão formando pelo mar fora, a neblina que sobe da espuma e impregna o ar de um cheiro a maresia intensa.....tudo isso faz destas praias verdadeiros paraísos.



Houve momentos da minha vida em que passar umas horas em Castelejo e Cordoama me revigorava para o ano inteiro. Dizia para mim: As long as Castelejo exists, I'll be happy. E consolava-me das minhas agruras, escrevendo: Nevermind, Castelejo is still there! ( Desculpem, mas falo muitas vezes em inglês comigo própria...desde pequena!! :)

Há muito tempo pintei duas aguarelas desta praia e um acrílico, de que gosto especialmente. Ontem resolvi retocá-lo e ficou ainda mais bonito. A foto não consegue ser-lhe fiel, mas aqui fica.


Tenho inúmeras fotos lindíssimas, tiradas ainda com a minha máquina Canon à maneira tradicional, mas poucas em digital, dado que desapareceram quando o pc foi à vida....

Deixo aqui as memórias dum local místico e inigualável do nosso país. Se puder, viaje até lá....

14 comentários:

  1. Acho que não conheço, assim que possa irei lá.

    (Bonito acrílico...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custa-me a acreditar, Paulo....tão pertinho da Luz....adoro ir lá para descansar das pessoas , do barulho e sentir-me away from it all....

      Bjo

      Eliminar
  2. Olá Virgínia estou a sentir-me um pouco melhor. Ainda um pouco cansada mas bem melhor.
    Quanto à praia de Castelejo conheço-a bem e também a acho maravilhosa.
    Continuo a ler o seu blog de que gosto muito. Só que agora escrevo pouco.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Que bom, Graciete, ter notícias suas. Oxala agora seja mesmo de vez, há muito tempo que anda adoentada, a Primavera está quase a chegar. Sei que gosta destas praias, são mesmo naturais e assim se conservem...
    Bjinho amigo

    ResponderEliminar
  4. ......as esculturas naturais, que as rochas vão formando...

    Pois é!!!! pequeno(grande) pormenor, que passa despercebido, ao comum dos mortais.

    Gostei da sua tela em acrílico, embora eu prefira a textura e plasticidade do óleo.


    ResponderEliminar
  5. Só pintei um óleo na vida e não aprendi nada. Foi muito curto e é complicado. Mas gostava de tentar... Obrigada, Leo!

    ResponderEliminar
  6. Há muitos anos, de férias no Algarve, a caminho de Sagres, vi uma indicação "Castelejo". Nunca tinha ouvido falar naquele nome. Assim, por curiosidade, fomos até lá. Ao chegar ficamos deslumbrados com uma praia diferente de todas as outras, parecia que estávamos noutro planeta. Saltei do carro e dirigi-me logo para a praia para sentir melhor aquele ambiente. Azar dos diabos: por baixo da fina areia havia uma camada de óleo que logo me inutilizou os ténis. Não voltei lá. O mar que o trouxe também levou o óleo e continuará a ser uma belíssima praia que vale a pena conhecer.

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me dessa altura em que esteve quase sem areia , com pedras muito altas e negras. Fazia medo. Mas ultimamente tem muita areia e é espectacular, o mar é bravo mas lindíssimo......a estrada de Vila do Bispo para lá parece dum filme star wars....

    ResponderEliminar
  8. Praia só se puder passear nela, vestida, bem vestida sem ninguém pensar que sou doida!
    Quando no verão passo por uma praia cheia de gente sinto uma felicidade imensa de não precisar de lá ir! Bastaram-me uma dúzia ou mais de anos em que tinha a obrigação de dar praia aos meus 3!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá ayté poderia ir nua fora da estação, são kms e kms de areia sem ninguém....falésias altíssimas, vistas espectaculares, é impossível alguém reparar nas outras pessoas tal a majestade do que se vista.

      Eliminar
  9. No próximo verão, conto fazer um roteiro pelas praias do norte do País, para visitar a costa nortenha... A Virgínia tem-me incentivado com os seus posts neste blog ... No Verão passado fez o mesmo com as grutas do Algarve e segui a recomendação. Foi o melhor que vi para aqueles lados. Obrigada. beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se vier ao Porto, prometa que me telefona e que nos encontramos algures, OK? Bom fim de semana!

      Eliminar
  10. Que lindo quadro Virgínia... Parabéns!

    ResponderEliminar