sábado, 4 de abril de 2015

Aleluia! A Natureza canta.



Ir ao Botânico é o mesmo que entrar numa igreja em dias de Páscoa. Uma igreja um pouco esquecida e descuidada.

A Natureza persistente neste local canta Aleluias em todos os tons, os pássaros chilreiam, há sol a rodos, luminosidade intensa e um deserto de pessoas. É lindo, mesmo quando ninguém se importa.

A cidade está vazia, atravesso o Campo Alegre quase sem olhar para os lados, nunca vi esta rua tão silenciosa.


Pego na máquina e disparo a torto e a direito, tudo é fotogênico, apetece fixar estas imagens para sempre, mesmo sabendo que, para o ano, haverá outras iguais ou parecidas e o meu entusiasmo será igual, se conseguir manter-me viva :).

Os rododendros são os arbustos mais generosos em flor e colorido. Há-os por todo o lado, nos caminhos, áleas e veredas. Fotografo-os como se não houvesse amanhã.

As árvores de maior porte estão a ganhar folha verde clara e onde havia troncos esquálidos, há ramos viçosos, que cobrem o céu quase por completo.


Os nenúfares tão desprezados este ano por causa das obras flutuam nos lagos esquecidos. Se Monet visse estes lagos, choraria....fotografo-os na mesma, amo-os mesmo assim.

Por mim passa um grupo de jovens - benditas criaturas que preferem o jardim à praia. O pior é o telemóvel que está sempre a tocar.


A glicínea - a única que ainda resta junto ao jardim dos cactos- está toda florida, mas sequiosa. Não choveu na última semana e o sol é quente. Os cachos dum cheiro penetrante enchem-se de abelhões que não desarmam mesmo quando nos aproximamos.

A estufa de que falei há dias foi toda reconstruída, mas onde havia vidro agora há betão. Só o topo é transparente. dà vontade de chorar....


O gradeamento foi todo pintado de vermelho escuro, não fica mal, mas é uma cor pesada e não vai durar muito, é mais frágil que o verde, que se confundia com a folhagem das camélias. Também pintaram as decorações junto à porta de entrada.


Eram douradas e tinham uma patine lindíssima. Infelizmente agora tudo é vermelho, parece que sobrou tinta e quiseram aproveitá-la.

Os cidadãos que aqui vivem nunca são ouvidos , nem achados. Não custaria muito fazer um questionário e deixá-lo nas caixas do correio. A junta da freguesia não tem voto na matéria, o jardim pertence à Universidade do Porto. Os moradores nicles.

Um aviso no portão diz que as obras acabarão em Novembro de 2014.

Aleluia!!! Já passou!

8 comentários:

  1. Que belo passeio que dei consigo à medida que ia lendo estas linhas! É a Páscoa também na natureza - a passagem, a renovação. Gostei de todas as fotos, mas a quarta tocou-me especialmente. Os ramos da árvore a apontarem para o céu, envoltos numa luminosidade pura. Uma Páscoa feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao passear, vou meditando....e expresso aqui o resultado dessa meditação, que para mim é quase uma oração....

      Obrigada.

      Eliminar
  2. Belíssimas fotos e texto. Obrigada pela partilha.
    Feliz Páscoa
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Regina.

      Sei que vais ter uma Páscoa com todos os teus meninos à volta. Nem sabes como te invejo. O que vale é que daqui a dez dias vou estar com a Luisa, de quem tenho verdadeira saudade.
      Um beijo

      Eliminar
  3. Como eu gostei de a ler, Virgínia !!!
    A dinâmica da Primavera vê-se bem na delicadeza de cor e quase odor das suas belas fotos... mas sente-se, sobretudo, nas palavras, no ritmo, nas emoções que transmitem todo um renascer...
    E esse ALELUIA que tão bem traduz o despertar da Natureza, quanto o finalmente das tais obras...
    Um Feliz Domingo de Páscoa, Virgínia !

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Manuela.
    Talvez perceba agora porque fiquei tão apegada à Sertã. É que eu sou uma contemplativa, uma lírica ( como dizia o meu ex-marido) e uma sonhadora...e sim, renasço todos os dias com a Natureza à minha volta.
    Um beijo para a Sertã!!

    ResponderEliminar
  5. De facto a Natureza nesta época está deslumbrante!
    Fui passar a Páscoa à aldeia e a viagem foi um espectáculo! Flores por todo o lado, a Natureza no seu melhor...
    Também me sentei cá fora a contemplar a paisagem, mas depressa, infelizmente, se começaram a ver pequenos focos de fumo que em pouco tempo se transformaram em chamas assustadoras.
    Um autêntico flagelo que não tem fim...

    ResponderEliminar
  6. Custa tanto ver a floresta a arder.
    Nos Estados Unidos também havia áreas lindas de pinheiros no Yosemite Park que tinham ardido. Um dó!
    Pena não chover mais ...
    Bjinho, Genunha!

    ResponderEliminar