sexta-feira, 24 de abril de 2015

As terras das Brontés

Todos os amantes de literatura inglesa e não só ouviram falar das Irmãs Brontés, escritoras inglesas de romances clássicos do século XIX, que se tornaram bestsellers em todo o mundo, fazendo vibrar as cordas mais sensíveis dos nossos corações, sobretudo dos mais femininos.

Lidas em versão simplificada para adolescentes ou na sua totalidade para adultos, Jane Eyre e Wuthering Heights foram também adaptados para o cinema em várias versões, séries da BBC ou da ITV, peças de teatro, etc. Poucas são as pessoas que nunca ouviram falar de Jane Eyre, a preceptora dedicada ao seu infeliz patrão,  Rochester ou de Heathcliff , o rapaz renegado da família Earnshaw, obcecado pela bela e frágil Catherine.

A verdade é que para lá dos romances tórridos das personagens, criou-se ainda o mito da Natureza impiedosa e selvagem dos Moors ( West Yorkshire), que sofre e chora, uiva ou desaba sobre os amantes incompreendidos, aumentando o desespero das suas vidas e amores.

Estive na região das Brontés, Haworth, onde fica o presbitério e o museu a elas dedicado.
É realmente impressionante, mas não tão agreste na primavera como deverá ser no pino do inverno.

Fiquei inspirada e resolvi fazer um quadro. Era para ser uma aguarela, mas acabou por ser um acrílico com muita água, misturando as tonalidades dum modo mais dramático e pintado sobre papel Carson grosso. O efeito é quase o mesmo.

Dedico este quadro às irmãs Brontés, que encheram o imaginário de tantas e tantas mulheres, perpetuando a atmosfera dos Dales e Moors, misteriosos e impiedosos em noites de ventania.



Fica aqui também um vídeo da canção arrepiante de Kate Bush : Wuthering Heights, a propósito.



Out on the winding, windy moors
We'd roll and fall in green
You had a temper, like my jealousy
Too hot, too greedy
How could you leave me?
When I needed to possess you?
I hated you, I loved you too

Bad dreams in the night
They told me I was going to lose the fight
Leave behind my wuthering, wuthering
Wuthering Heights

(Chorus x2) Heathcliff, it's me, Cathy, I've come home
I'm so cold, let me in-a-your window

Ooh it gets dark, it gets lonely
On the other side from you
I pine a lot, I find the lot
Falls through without you
I'm coming back love, cruel Heathcliff
My one dream, my only master

Too long I roam in the night
I'm coming back to his side to put it right
I'm coming home to wuthering, wuthering,
Wuthering Heights

Kate Bush

2 comentários:

  1. Gostaria muito de conhecer essa região, mas, para já, fico-me com a sua descrição apaixonada e... com o seu belo quadro que interpreta muito bem o imaginário impiedoso e selvagem dos Moors. A força do vento que mistura e desloca cores e texturas. Acho que o seu quadro capta bem esse movimento e agitação.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Miss :).
    As suas palavras aqui e no seu blogue são sempre muito inteligentes e captam-me fundo. Foi óptimo conhecê-la através da net. Ainda não comprei o livro da Hetty, mas vou à Fnac na proxima semana!
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar