quarta-feira, 22 de abril de 2015

Leeds - uma cidade com alma



Cada vez gosto mais desta cidade e não me canso de elogiar o lifestyle dos britânicos, sobretudo nesta zona do país, bem diferente da de Londres, cidade megalómana.

Há uma rua pequena mesmo no centro da cidade, ladeada de prédios de traça vitoriana, muito harmoniosos, contrastando com as lojas modernas que ocupam o r/c das mesmas, como a Body Shop, instalada numa esquina lindíssima.
Os candeeiros são estilosos e, em contra-luz, parecem silhuetas elegantes dignas de uma sala ou palácio antigo.

Uma das coisas que mais aprecio, no entanto é a quantidade de bancos que se encontram nas ruas principais.
Isto revela preocupação em que as ruas não sejam apenas espaços que se percorrem rapidamente em busca de alguma loja ou escritório, mas locais de permanência, onde o cidadão se pode sentar, ouvir música, esperar pelos seus amigos ou familiares, ler ou simplesmente disfrutar do movimento alegre das crianças. Há muitos bébés nesta cidade, a par de estudantes com o seu ar jovial e despreocupado. Também se vêem muitas mulheres de lenço árabe, bonitas e bem arranjadas, à espera dos autocarros com as crianças pela mão.
Andar de autocarro é uma actividade calma, sem stress, completamente diferente do que se vê nas nossas cidades. As pessoas compram o bilhete ao condutor directamente, sem se atropelarem, pedem informações e despedem-se à saída com o tradicional Cheers ou Goodbye. É lindo de se ver...

Na Albion Street, uma das minhas ruas preferidas, os bancos são todos em pedra e em estilo clássico, diferentes uns dos outros. Diverti-me a tirar fotos de cada um e por coincidência havia lá alguém sentado.

Passear pela cidade é um prazer, há poucos carros, grande parte é para pedestres, os carros só





circulam nas avenidas principais como a linda Headrow, onde fica o Museu Municipal e o edifício da Câmara. 
Toda a avenida está decorada com flores em vasos enormes e árvores floridas.





Viver nesta cidade pode ser uma verdadeiro prazer.

15 comentários:

  1. Parece irrestível, Virgínia. Se um dia houver Easyjet para um aeroporto lá perto...

    Também gostava muito de ir a Lincoln. Já lá esteve?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço Lincoln. Só conheço Nottingham, Sheffield, Northampton, York, Oxford e Cambridge, para além de Londres onde fui mais de dez vezes nos anos 70 e 90s. O sul tb deve ser maravilhoso.

      Eliminar
  2. irresistível, ando a comer sopa de letras :(

    ResponderEliminar
  3. Mário,
    Há Easyjet para Manchester e de lá é uma hora até Leeds. Ainda não experimentei, talvez porque andar duas horas e meia de comboio é um prazer. Desta vez os campos estavam duma beleza insuperável, todas bordadas de árvores com flores brancas. Os campos todos amarelos e verdes a perder de vista. Fiquei apaixonada pela Inglaterra e penso que é realmente o unico sítio onde viveria com prazer se não vivesse aqui.
    Abº

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de dizer que ainda conheço Windermere e o Lake District.... :)

    ResponderEliminar
  5. De Inglaterra só conheço Londres, cidade que adoro. Mas espero, em breve, conhecer novas regiões, até porque tenho lá amigos. E os seus relatos de viagem, deliciosos, estão-me a abrir o apetite :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Londres é excitante como NY e outras capitais, até Lisboa para quem gosta. Já chegeui àquela idade em que me cansa andar de metro ou a pé durante kms para ver alguma exposição ou evento. Fui a Londres nos belos tempos dos musicais, vi-os todos, outros tantos em NY onde estive três vezes e agora sabe-me bem ir para uma cidade mais sossegada, onde posso andar a pé curtas distâncias, ir às lojas iguais aqui ou em Londres e sobretudo, deslocar-me a locais na countryside, onde disfruto de panoramas e cenários idílicos. Uma vez fiz uma tour de taxi pelos Cotswolds - junto a Oxford - e foi uma experiência única. A "província" inglesa é mil vezes mais bela do que Londres, descaracterizada pelo seu cosmopolitismo e stress constante. Fui lá há 4 anos e desiludiu-me um pouco. É caríssimo e cansativo. Os comboios em Inglaterra são maravilhosos e vale a pena sair da capital.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. Só mencionei Lincoln porque é uma cidade hostórica com uma famosa catedral e fica - parece-me - perto de Leeds. Se calhar estou enganado. Mas a ideia de ir via Manchester tem pés para andar :) hei-de pensar nisso. Aos Cotswolds espero ir em 2016, a partir de Bristol.

    Do que conheço. só lhe dou razão, Virgínia. Em Inglaterra sinto-me em casa, mas sobretudo fora das grandes cidades. Adorei Oxford, York, Durham, Cambridge ainda mais, e Chester. A paisagem rural, a costa e as aldeias são talvez o ponto alto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chester e Bath são duas cidades que estão na mira, ambas do tempo dos romanos. Fiz um curso em Nottingham e durante vinte dias visitámos muitos locais históricos como a casa de Byron, vimos o Othello no meio da floresta de Sherwood, etc. Tb estive em Northampton com alunos durante 15 dias e aí vi outras "cenas" como as mansões dos Spencers e catedrais como Coventry destruida na 2ª guerra. Conheço bastante bem o país. Scarborough a 1 hora de distância de Leeds também é uma vila encantadora com uma praia enorme ( nevava quando lá estive) completamente vazia....
      Enfim, já viajei q.b. e só posso sentir-me previlegiada. Gostava de conhecer a província francesa, mas acho que já não vou ter pernas para tanto!!! E dos franceses não gosto nada!!! :)

      Eliminar
  8. Também amo esta cidade que é o meu lar, juntamente com o Porto. :-D Sabe bem ouvir palavras tão carinhosas. Hoje a cidade brilha ao sol. Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi contigo que conheci Leeds.

      Já vivi muito nessa cidade, já lá deixei muito do que sou. Há algo que me atrai inexoravelmente. Bjinhos

      Eliminar
    2. Ol,a tudo bem? Virgínia, o que achou de Leeds?

      Eliminar
  9. Que fotos de deliciosas, Virgínia. Sinto que deve estar de coração cheio...

    ResponderEliminar
  10. ( Está um de a mais... Ups... :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, esta viagem foi uma terapia para a minha depressão latente. Precisava de provar a mim mesma de que ainda sou capaz de aguentar 8 horas de viagem sozinha....e acabei por encontrar no comboio para Leeds uma companhia inesperada, que me encheu as medidas. Um dia destes conto.
      Bom Domingo e não se importe com as gralhas, faço imensas..... :)

      Eliminar