sexta-feira, 10 de abril de 2015

Quisera ser um peixe


para poder viver imersa num enorme mar, lago ou mesmo rio....nadar até esgotar todas as minhas forças, mergulhar ,  ver o mundo ao contrário...


Quisera ser um peixe para deslizar sem esforço e sem peso, levemente, afastando-me veloz,
 refugiando-me no meu canto quando o barulho fosse demasiado tronitruante.

Hoje senti-me tão feliz na piscina completamente sozinha, que me pergunto como é possível haver pessoas que precisam de companhia constante para serem felizes ou passam horas a debitar patacoadas num café, nas vernissages, nas festas vips, nos shoppings e nos restaurantes.

Cada vez estou mais avessa a eventos, saboreio a vida no sossego e no silêncio dos espaços vazios de gente.

Nadei durante uma hora, por cima e debaixo de água, fiz exercícios e senti-me no céu.

ZEN deve ser algo assim, atinge-se o nirvana e a vida é linda.

Tinha um amigo que me dizia sempre isto  à guisa de despedida : "Que a vida te seja leve."

Nunca mais me esqueci.  É mesmo o melhor que se pode desejar a alguém.


Lembrei-me desta canção enquanto nadava....

Há dias assim...

10 comentários:

  1. Também cada vez menos me apetece encontrar gente que conheci! As conversas ( serão conversas?) são sempre as mesmas! Precisava de gente com quem discutir assuntos, leituras... mas não tenho com quem.
    Ganha o meu jardim e os projetos que se vão concretizando: 1a15, States.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente, as conversas nunca passam do trivial, não há nada de novo. Nem com a minha família enorme consigo falar, é verdade que estão todos longe. O que me vale são os meus filhos, todos são inteligentes e cultos, o que é uma benesse. Falamos mesmo a sério de todos os assuntos até por skype. Quem me dera ter um jardim assim.... :)
      Boa viagem para os States!

      Eliminar
  2. Aproveito para comentar esta mensagem e a anterior. Relativamente à anterior, quando algo de mau me acontece, tento recorrer aos momentos bons e desvalorizar os maus. Tal como referiram noutros comentários, só tens que ter cuidado. Há doenças que considero assustadoras como Alzheimer, para mim a mais assustadora) , mas quanto a problemas como diabetes, colesterol ( que no meu caso , se me descuido, atinge valores elevados, 350 mais que uma vez), acho que temos é que nos disciplinar e não nos deixarmos abater pois, como muitas vezes referes, nomeadamente nesta mensagem, a vida tem muitas coias belas. Por exemplo, para a semana já vais desfrutar da companhia da tua Luísa.
    Um gd ab
    Regina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ando numa fase de emoções à flor da pele. E dramatizei as diabetes pois uma das minhas irmãs tem sofrido com isso. Mas tenho uma empregada que é uma joia, caiu do céu e é a minha maior aliada neste momento! Está tudo bem....
      A viagem é longa até Leeds. Fico sempre derreada com a mala e as mudanças. Mas estar com ela é ´óptimo já não a vejo desde o Natal, embora falemos no skype todos os dias às 7.
      Bom fim de semana e obrigada; Regina.

      Eliminar
  3. O que determina o nosso bem-estar é a forma como nos sentimos interiormente. Se estamos em paz, somos sempre uma excelente companhia para nós próprios. E acho que devemos ser seletivos com o que fazemos e com quem fazemos. Afinal, todos sabemos que a vida é demasiado curta para ser desperdiçada. E há alturas em que o silêncio é pura poesia.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, Miss :).

    A ansiedade, o medo ou a angústia destroem-nos por dentro. Sei do que falo, infelizmente. Talvez por isso aprecio a pa acima de tudo, mesmo que isso represente alguma solidão.
    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de referir no meu comentário que amei a foto. Parece um quadro pintado com pinceladas de paz :)

      Eliminar
  5. É o reflexo do céu e árvores no lago de nenúfares no inverno, quando as folhas estão a hibernar....

    ResponderEliminar
  6. É mesmo fixe ser peixe: como diz um cardiologista meu amigo, só os peixes foram feitos para comer sal, pois não conhecemos sardinhas com tensão arterial alta...
    Agora, a sério, com o avançar na idade, acho que, mesmo para mim que sou hipotensa, aturar conversas patetas e inúteis me consegue fazer subir a pressão. E, sim, comigo... estou sempre tão bem acompanhada!...
    Teresa

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelo seu comentário tão cheio de humor:)

    Rir faz bem....à tensão qualquer que ela seja. A boa companhia é sempre uma benesse. Este fim de semana estive sempre com o meu filho e as conversas foram muitíssimo interessantes porque ele é magistrado e comigo abre-se e entende-se bem.
    Quanto ao sal...quem me dera ser um peixe :)

    ResponderEliminar