quinta-feira, 15 de outubro de 2015

A Walk in the Woods



Era o que estava a precisar, um passeio pelos bosque e florestas americanas. Paisagem sem fim, montes e riachos, árvores centenárias, céus estrelados, superação do esforço, liberdade total e até aos limites.  Uma experiência na Natureza.

Bill Bryson é um escritor fantástico, aprecio-o há mais de 20 anos e colecciono os seus livros porque, além de cultura geral sobre regiões do planeta, fala dos actos mais simples da vida com a arte e o humor mais desarmante que conheço. É um contador de histórias, de factos da vida quotidiana.

Foram inúmeros os textos de Bill Bryson que coloquei nos meus manuais escolares para despertar nos alunos a curiosidade e também a crítica literária de textos modernos e acessíveis.




O filme A Walk in the Woods é extraído do seu livro com o mesmo nome ( embora a sua personagem no filme, afirme várias vezes que não vai escrever um livro sobre a sua experiência Appalachiana).

Bill Bryson que, no filme, já está no ocaso da sua vida, sente que viveu como um cupcake, ou seja com demasiado segurança e conforto, sem nunca experimentar a verdadeira aventura.
Curiosamente, descobre que um dos trilhos mais longos, mais difíceis e mais populares nos EU, o trilho dos Appalaches, passa bem perto da sua casa no New Hampshire.

E a tentação é grande. Bill resolve vencer o medo, a incerteza, o clima, a idade e a família, acompanhado de um antigo colega de liceu e de viagens, que lhe ficou a dever 600 dólares e lhe deixou algumas recordações pouco agradáveis.

É claro que o filme vive muito das paisagens extraordinárias. Não tem história e até é um pouco monótono, mas neste momento, é o tipo de filme que me apraz, calmo, sorridente, senior!

"When you push yourself to the edge, the real fun begins"

" Best of all, these days when I see a mountain, I look at it slowly and appraisingly, with a narrow knowing gaze, and eyes of chipped granite"



Escusado será dizer que mal cheguei a casa, comprei pelo Kindle o livro em questão e já li umas páginas deliciosas...


8 comentários:

  1. Fiquei com uma enorme vontade de ver este filme depois de ler a sua descrição e de ver o trailer. É mesmo o tipo de filme que ando a precisar. Obrigada pela partilha :)

    Um beijinho, Virginia

    ResponderEliminar
  2. Também despertaste a minha curiosidade. Vou tentar ver o filme
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  3. Não é extraordinário. Há um muito melhor sobre o mesmo tema: Into the Wild, que é muito mais realistae acaba mal. Este é uma comédia romântica, que faz sorrir...

    ResponderEliminar
  4. Vi esta tarde! Numa determinada cena ri-me a bom rir. Gostei e fez-me bem!
    É um filme que não tem grandes enredos, mas se quisermos tem muito para falar. Eu acho que até tem uma parte filosófica. ..Os actores é que estão um bocado estragados, especialmente o Robert Redford , mas naquele papel está óptimo.

    ResponderEliminar
  5. Tem momentos muito engraçados, mas falata-lhe um pouco de "pica". No livro, Bill tem 44 anos, de modo que a perspectiva é muito diferente. Apesar de tudo, vê-se bem e a mim descansa-me. Estou farta de filmes policiais, guerras, vinganças, crueldade. Gosto da simplicidade de gente boa.
    Bjinhos

    Quem viu o bonitão de Africa Minha....e quem o vê. Faz pena....

    ResponderEliminar
  6. Podendo, vou mas é ler o livro...

    (isto é preciso habilidade para entrar aqui...)

    ResponderEliminar
  7. Mas valeu a pena ( para mim.....). Há tanto tempo que não "ouvia" a tua voz!! Sim, o livro é mais movimentado e pormenorizado. Também tem mais humor.
    Espero que estejas bom de saúde. Bjo

    ResponderEliminar