sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Mare Nostrum

Impossível não ir ver o mar...quando, em 5m de carro, se chega à Cova da Iria chamada Foz.
Em vez da Capelinha das Aparições, ergue-se altaneiro o farolim de Felgueiras.

Desculpem-me a blasfémia....mas até o céu é mais belo aqui que em Fátima :). Aqui não há velas senão as dos barcos e os cânticos são os das ondas altaneiras.

Da Wikipédia:

 O Farolim de Felgueiras, ou Farol de Felgueiras, ou Farolim do Molhe de Felgueiras ou Farolim Cabeça de Molhe na margem direita do Rio Douro, é um farol Português que se localiza na na ponta do molhe de mesmo nome, na freguesia da Foz do Douro, Cidade do Porto.
Trata-se de uma torre hexagonal em alvenaria de granito aparente, com dez metros de altura. Possui varandim e lanterna vermelhos, e um pequeno edifício anexo com paredes rebocadas e pintadas de branco.
A designação 'Molhe de Felgueiras' foi-lhe atribuída por ter sido construído em direcção à pedra de Felgueiras, que lhe fica fronteira a Oeste.


As ondas assustam qualquer alma mais temerosa, galgam os cais e molhes, atirando-se em cascatas junto aos passadiços. Rugem alto e lembram que já chega de banhos. O tempo é de seriedade, de grandeza e respeito.

Mare Nostrum...


Muitos mirones contemplam esta cena com uma sorriso ténue. Os bares das praias foram todos semi-destruídos há uma semana depois das marés vivas e há que nos sentarmos nos muretes da avenida ou nas escadas.

Mas a vista é soberba, a nossa adrenalina sobe com a maré. Orgulhamo-nos de ser uma cidade de mar, porto belo, o nosso Porto!

4 comentários:

  1. Mais uma vez parabéns pelas fotos
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  2. Impossivel não tirar fotos boas com um cenário destes!! :)

    Bjo

    ResponderEliminar
  3. Virginia, uma coisa posso assegurar-lhe - o céu e o mar são sempre belos nas suas fotografias. Gosto tanto!

    Um beijinho e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada. Hoje tirei mais umas em Matosinhos. Estava um dia fantastico para fotos. Já as ponho daqui a nada. O céu com nuvens é infinitamente mais belo que só azul....
    Bom Domingo...

    ResponderEliminar