quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dia Mundial da Música


Como não o celebrar?

Para mim todos os dias são dela, pois sem ela não conseguiria viver. Não é dramatismo, é necessidade vital.

Ainda hoje estive cá com os meus netos e enquanto eles faziam um puzzle os dois, eu ia pondo música a pedido. Música essa que me encheu de alegria e imbuída de espírito jovem. Foi uma hora bem passada e nem démos pela TV.


Depois deles saírem, estive a ouvir música barroca com a minha filha. E senti-me no céu....há peças lindíssimas que nos fazem acreditar em Deus, mas este Deus é o da Música, da Beleza, dos Sons, da Harmonia...

Muitos foram os que escreveram frases magníficas sobre Música. Aqui ficam algumas com a colagem do New Color, dedicada aos instrumentos musicais, em que uma das fotos - a do violoncelo - é minha.


A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. 
Beethoven

A música é o tipo de arte mais perfeita: nunca revela o seu último segredo.
Oscar Wilde

Quando se acaba de ouvir um trecho de Mozart, o silêncio que se lhe segue ainda é dele.
Sacha Guitry

Onde há música não pode haver coisa má.
Miguel Cervantes


Mozart, claro. E respeitem o silêncio dele! :)

6 comentários:

  1. Esqueci-me ! Veja lá, Virginia, que crime. Bem me vale essa suposição de que todos os dias são da Música...

    Ouvi a primeira de Brahms, desde que a redescobri não preciso de outra. Obrigado por me ter lembrado, assim já me custa menos que o dia tenha ficado em branco no Livro de Areia.

    ResponderEliminar
  2. Não é pecaminoso! Em contrapartida, o seu blogue já foi partilhado com todos os meus amigos - muitos - a propósito das eleições. A entrada merece. O meu filho gostou. :)

    Brahms foi um dos meus primeiros ídolos ao aprender a tocar a berceuse no piano aos sete anos!! Só o conhecia de casa do meu avô que tinha os bustos de vários compositores. Brahms era velho e tinha barbas brancas,,,
    Abº

    ResponderEliminar
  3. O que seríamos nós sem a música? Gostei especialmente da frase Sacha Guitry "Quando se acaba de ouvir um trecho de Mozart, o silêncio que se lhe segue ainda é dele."
    Händel disse um dia a um amigo que compunha para tornar as pessoas melhores. E eu acredito que a música nos eleva.

    Um beijinho, Virginia

    ResponderEliminar
  4. Há muitas frases impressionantes sobre música. É a linguagem mais universal que existe. Todos são sensíveis a um acorde tocado no piano ou no violino. Mas a mùsica tem de ser ouvida em exclusivo, não apenas como fundo ruidoso....daí eu detestar música nos espaços públicos.

    Bjinho

    ResponderEliminar
  5. Virgínia, Há pouco estava a comentar com o meu marido sobre um concerto que assisti ao vivo em Lisboa ( ontem) em condições especiais Tenho de concordar que se existe Deus Ele está na Música...Não sei bem explicar , mas há momentos, quando se está a ouvir uma mistura de acordos musicais, obra dos grandes compositores, que me parece sair do meu próprio corpo,levitar indo ao encontro do Paraíso ... É assim que acontece quando morremos? Tomara que sim! . Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Querida Madalena,

    Houve quem dissesse que Bach era a prova da existência de Deus! Muitas vezes penso que na minha velhice espero poder ter a possibilidade de ouvir música clássica onde quer que esteja. Assusta-me pensar em lares onde pôem os velhos à frente da Tv e nunca a ouvir música ou a ir a um concerto. Hoje em dia há música em muitos lados, mas por vezes é tão má, tão foleira, tão cansative e repetitiva que estraga por completo o ambiente. Sempre ouvi música, em casa dos meus avós, dos meus pais, na minha casa com os meus filhos e agora só. Não consigo imaginar o que seria de mim sem ela.....
    Bom fim de semana!

    Levite muito, só faz bem.....

    ResponderEliminar