sábado, 3 de outubro de 2015

Jardim de Outono

Fui ao Botânico para ver o Outono e os cogumelos.

Fico extasiada com as coreografias autênticas desenhadas por estes saprófitas, que se alimentam da seiva das árvores, mesmo daquelas que estão mortas, aparentemente.

Num dos cantos do jardim, há um cemitério de troncos, que faz as delícias dos miúdos, pois podem saltar de tronco em tronco, encavalitar-se, fazer equilíbrios, etc. Esses troncos estão cobertos de cogumelos que se acumulam nas épocas húmidas.

No ano passado fiquei extasiada com as cores e formas destes grupos, nada parecidos com os cogumelos tradicionais às bolinhas dos livros de histórias infantis.

Não havia ainda muitos, mas os suficientes para poder fotografar alguns exemplares.



As árvores ainda não estão no apogeu outonal. A maioria ainda conserva o seu manto verde escuro, mas o chão já está repleto de folhas, assim como os lagos e os bancos de pedra. Cheira a humidade e há menos passarinhos a chilrear.









Por baixo do caramanchão de vinha virgem o ambiente é divinal. As folhas estão vermelhas, laranjas, castanhas e verdes e formam cachos lindíssimos, que não vão durar muito. Basta que venha um dia de ventania forte para elas se despedirem do tronco-mãe.






2 comentários:

  1. Deixei-me ficar aqui um bocadinho a admirar as suas fotos que fazem plena justiça à beleza do outono. Algumas delas parecem quadros. Simplesmente, maravilhosas.
    Obrigada por mais um belo passeio. A natureza é um belo bálsamo :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Não podendo vê-las ao vivo, ao menos vê-as pela minha lente Leica. È muito boa!

    Obrigada pela apreciação. Ando um pouco triste com a escassez de comentários, mas atribuo-o ao Facebook que congrega agora todos os "amigos" e torna os blogues desinteressantes :)

    Bjinho

    ResponderEliminar