domingo, 7 de fevereiro de 2016

As sestas

Sempre gostei de sestas, quer no inverno quando lá fora está cinzento ou chove, quer no verão quando o calor nos estiola e nem apetece meter o nariz de fora...


Hoje dormi uma sesta retemperadora, que quebrou um pouco a monotonia do dia, cinzento q.b. Os meus netos partiram para a terra do seu Avô por uns dias e depois da azáfama do Carnaval e fim de semestre, não me sabe mal estar sozinha com os meus filhos mais novos.

As sestas são o fechar das persianas do nosso próprio corpo, o  carregar das baterias psicológicas, uma fuga rápida às tristezas ou à dor. Acorda-se um pouco estremunhado, mas depressa se sente os benefícios desse cerrar de pápebras.

O meu Pai que tinha uma vida de médico exaustiva, exigia sempre silêncio a seguir ao almoço para dormir meia hora na sala. Recostava a cabeça no sofá e passava pelas brasas, antes de ir para o consultório ver doentes.

Quando era professora, as sestas sabiam-me pela vida, pois as aulas - cinco seguidas muitas vezes - davam-me cabo do sistema. A minha tensão estava sempre alta à custa dos cafés que bebia para aguentar a adrenalina, e dormir , nem que fosse por meia hora, restituía-me a paz.

Hoje continuo a obedecer a essa rotina. Só não o faço quando vou ao cinema, mas às vezes, sinto-me sonolenta a meio do filme...

Os meus filhos imitam-me muitas vezes. Em pequenos dormiam sestas até aos 4 anos, o que os ajudava a dormir melhor de noite também. Nunca tive problemas em os adormecer, usava a música, um gravador pequeno que punha no corredor e se ouvia bem nos dois quartos. Ainda hoje eles se lembram da sensação maravilhosa que era adormecer ao som de James Last ou Richard Clayderman.

Vão aqui dois vídeos in memoriam desses tempos...





4 comentários:

  1. Eu sou ao contrário. Sempre detestei dormir a sesta tal como detesto deitar-me cedo. A cama sabe-me muito bem de manhã...
    Quanto aos filhos e netos, sempre foi fácil adormecê-los e usei quase sempre música clássica nomeadamente o concerto em dó maior op 56 de Beethoven que,vá-se lá saber porquê, era muito "eficaz"
    Ab
    Regina

    ResponderEliminar
  2. Também me deito muito tarde, pelas 2 da manhã. Talvez por isso, sabe-me bem dormir durante o dia. Já li muitos artigos médicos em que recomendam a sesta como uma das melhores terapêuticas para o stress e outros males. Adoro dormir...não me sinto menos activa por isso, sempre trabalhei imenso, agora gozo dos frutos do trabalho, serenamente.

    ResponderEliminar
  3. Tenho duas irmãs que gostam de sestas. Eu gostava quando era criança. Agora, talvez só em férias, de vez em quando, é que pode ser possível.
    um beijinho e uma boa semana (vou ouvir os vídeos).
    Gábi

    ResponderEliminar
  4. Há profissões em que não há possibilidade de descanso depois do almoço, mas penso que uma pausa num local isolado seria benéfico para muitas pessoas que entram em stress.

    Boa semana. Bjo

    ResponderEliminar