quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Carol , um filme para mulheres

Um filme que agrada a mulheres, mas não deve satisfazer os homens minimamente.

Visualmente é um portento. A fotografia, a cinematografia, em geral, acompanhada da música soberba ( Carter Burwell a la Philip Glass), os planos, o ambiente da época, a cor meia acastanhada que faz lembrar os quadros de Hopper, são o que de melhor se faz em cinema.

As personagens, Carol e Therese são lindas cada uma à sua maneira. Carol mais fria e objectiva. Therese um turbilhão de emoções, inexperiente no amor. Nós queremos que o amor entre elas resulte e isso é o sentimento primordial que o filme gera no espectador. Ou seja, vai contra todos os tabús e censura da época, anos 50.

O filme talvez peque por falta de intensidade, ou seja, vêem-se imagens e cenas q.b. para perceber bem os sentimentos das personagens,  mas o espectador tem de ler nas entrelinhas  aquilo que não  vê. E aparentemente, há omissões. Li que o filme era para ter três horas e uma foi cortada, talvez por isso se sinta algum vazio.

A primeira parte é muito lenta, talvez demais. A segunda é perfeita, na minha opinião.O final é uma apoteose em termos de audio visual.
No todo, o filme impressionou-me positivamente. Como no outro que adorei, " A Rapariga Dinamarquesa", as minhas reservas não chegam para lhe tirar a originalidade.

8 comentários:

  1. Confio no seu gosto e por isso devo também gostar desse filme.Não tenho, nem nunca tive apetências homossexuais, mas chego a compreender a homossexualidade no feminino. As mulheres gostam de um tipo de afecto e compreensão diferente do que recebem na maioria dos homens . Pela sua natureza têm em vista um objectivo... aquele que se sabe nas entrelinhas... (risos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mulheres se não fossem tão invejosas e ciumentas às vezes podiam-se entender bem melhor, o que não quer dizer que vão a tais extremos!! Compreendo o amor entre mulheres, como o do sexo oposto. Conheci pessoas com ambas as facetas e para mim eram iguais aos outros. Acho que a mulher tem tanto direito como o homem de procurar a sua felicidade e identidade. Também me parece que o objectivo principal é ser amado.

      Eliminar
  2. O entusiasmo com que descreve o filme deu-me vontade de o ir ver este fim de semana. Pelo que descreve, acho que vou gostar.

    Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia nas entrelinhas e vai adorar o filme. Tem senões, mas talvez esses façam realçar as qualidades. Eu adoro a Cate Blanchett, de modo que sou suspeita!
      Beijinho

      Eliminar
    2. "senãos"e não "senões", certo?

      Eliminar
  3. Este quero ver.
    um beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Vá e depois diga se concorda comigo na apreciação!
    Bjinho

    ResponderEliminar