segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Intermezzo

O canal Mezzo transmite sempre ao fim da tarde uma rubrica de hora e meia de concerto com peças clássicas - do barroco ao romântico, esporadicamente século XX. Habituei-me a sintonizar este canal de TV e cada vez me embriago mais emocionalmente com a música.

Oiço neste momento um extracto da Paixão segundo S. Mateus. Esta tarde já ouvi o Concerto de Liszt nº2 para piano, Nocturno de Chopin, Abertura da Flauta Mágica de Mozart, Sinfonia nº 6 de Prokofiev e , concerto nº1 de Beethoven.
Foi como se estivesse numa sala de concertos em silêncio ( sem tosses), num dos melhores lugares da plateia, só eu e os músicos. Em geral as palmas são cortadas e o nome da peça só aparece no princípio e no fim de cada peça.

Há algo na condição de convalescência, para lá de todos os aspectos negativos que existem na realidade, que me agrada muito. Ninguém nos exige nada, somos tratados com mais carinho e preocupação, podemos entregar-nos a momentos como estes sem interrupções.

Hoje fui à clínica e está tudo bem aparentemente. Vi pela primeira vez uma fotografia da minha cicatriz que é grandinha graças a Deus! Nada de inquietante para quem aos seis anos cortou um braço ao bater numa porta de vidro e ainda tem a marca bem visível!

Ontem acendi a lareira com a ajuda da minha filha e entretanto o meu filho apareceu para se despedir, pois hoje partiu de novo para a California. Mostrou-me uns vídeos que tinha gravado dos meus netos a tocar violino e violoncelo na preparação do concurso Jugend Musiziert, que se realiza esta 4ª feira. Ouvir os meus pequenitos ( 10 e 12 anos) atingiu a minha corda sensível. Confesso que dei graças a Deus por tê-los aqui ao pé de mim este ano e de poder usufruir da sua companhia quase todos os dias.
As czardas de Monti tocadas pelo mais velho até me arrepiaram de tão belas. Fica aqui um video muito original das mesmas.



Hoje ao vir da clínica tirei esta foto da nossa bela Rotunda ao fim da tarde. A foto foi tirada com o telemóvel da minha empregada através dos vidros do carro. Ficou única....



6 comentários:

  1. Virginia, está a "dar-nos (boa) música" como se costuma dizer :)
    A música tem um poder enorme sobre o nosso estado de espírito e eu acredito que, por momentos, nos torna realmente melhores pessoas.
    Gostei muito da foto. Combina com a música que tem ouvido.

    Um beijinho e a continuação de uma boa recuperação

    ResponderEliminar
  2. Ontem realmente fez-me bem o "tratamento" musical. Fiquei a conhecer um extraordinário pianista e maestro simultaneamente, de quem irei falar aqui brevemente. Foi soul lifting. Ainda por cima há obras nos meus vizinhos, de modo que todo o dia oiço balck and deckers e marteladas nada agradáveis ao ouvido.
    A foto foi sonhada desde o início da Rua Nossa senhora de Fátima ( aqui no Porto) engarrafada como sempre. Em vez de olhar para os carros , olhei para o fundo e vi esta beleza. Não resisti.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. A fotografia ficou realmente única.
    A minha mãe e uma das minhas irmãs também costumam sintonizar no Canal Mezzo.
    Vou ver o vídeo...
    um beijinho e as melhoras
    Gábi

    ResponderEliminar
  4. O Mezzo é um excelente meio de aprender mais não só sobre música, mas também sobre os intérpretes maravilhosos que não são divulgados.
    Obrigada. Boa noite, Gabi

    ResponderEliminar
  5. O servidor de rede que tenho actualmente não tem o canal mezzo. O meu marido é que nunca se cansa de ouvir a Paixão Segundo São Mateus e que já assistimos ao vivo com a orquestra da Gulbenkian por duas ou três vezes.
    Fico feliz por si pela intervenção cirurgia estar a curar-se bem. Muito bom!

    ResponderEliminar