quinta-feira, 28 de abril de 2016

The Prophet


aguarela de Kahlil Gibran
O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio.

Cada vez mais desesperadamente o homem procura dilatar o tempo que já não tem.

Vedes unicamente a vossa sombra quando virais as costas ao sol.



Sempre admirei o livro O Profeta, que considero um manancial de sabedoria extraordinária, expresso dum modo simples, mas com um conteúdo profundíssimo.

No casamento duma das minhas sobrinhas, foram lidas passagens deste livro relativas ao amor, que me impressionaram muitíssimo porque tão verdadeiras.

Estava muito interessada em ver o filme inspirado na personalidade, escrita e arte de Kahlil Gibran. Fui vê-lo hoje na primeira sessão.

Já há muito que não via um filme de animação que me agradasse.
E este superou as expectativas. É um hino às palavras - aos poemas de Kahlil Gibran - à cor, à aguarela, aos desenhos, ao movimento, à espiritualidade, à Vida e à Morte, à Natureza, à Liberdade e à Paz...um espectáculo de música , luz e cor que nos envolve durante uma hora e um quarto e que passa num instante, deixando uma memória visual arrebatadora.

Estávamos as duas sozinhas na sala e o silêncio era total. Daí ouvirmo-nos a chorar comovidas no fim. Nunca tinha visto a minha filha chorar num filme e quase que me senti incomodada e aflita. Démos as mãos e estávamos em uníssono. Não havia tristeza, apenas comoção.

O filme é ficção e o enredo simples. As figuras fazem lembrar as personagens da Disney  e o mundo árabe, onde a liberdade de expressão não existe e é severamente castigada.

O diálogo entre o prisioneiro e o povo que o ama é feito através de poemas, canções e imagens duma beleza exemplar.

Mustafá nunca se cala, mesmo quando é obrigado à reclusão e condenado à morte. O povo adora-o e não acredita que ele possa desaparecer. 


( Khalil Gibran ( 1883-1931) foi um ensaísta,filósofoprosadorpoeta,conferencista e pintor de origem libanesa. Seus livros e escritos, de simples beleza e espiritualidade, são reconhecidos e admirados para além do mundo árabe. Viveu grande parte da sua vida nos EU, para onde emigrou com a sua Mãe e irmãos.
Khalil Gibran produziu obra literária acentuada e artisticamente marcada pelo misticismo oriental. A sua obra, acentuadamente romântica e influenciada por fontes de aparente contraste como a BíbliaNietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e mística do autor. A sua obra mais conhecida é o livro O Profeta, originalmente publicado em inglês e traduzido para cerca de vinte idiomas.




4 comentários:

  1. É um filme que gostaria de ver com os meus filhos. Fiquei entusiasmada com a sua opinião.

    Um beijinho, Virginia

    ResponderEliminar
  2. Também pensei em levar o meu neto mais velho, mas não sei até que ponto ele gostaria. Com 12 anos, não e possível abarcar a profundidade da filosofia de O Profeta. O filme nem deveria ser para 6 anos, não é filme que as crianças apreendam na sua plenitude e aborrecem-se. Gostei de ir com a minha filha, ela é que melhor o e me compreende.
    bjinho

    ResponderEliminar
  3. Não sabia do filme
    Já li alguns dos seus textos e gostei muito.

    ResponderEliminar