domingo, 24 de abril de 2016

William Shakespeare - 400 anos da sua morte


Shakespeare foi sempre para mim um mistério. Mas estudei-o a fundo na minha juventude. Li treze peças, vi três peças em Inglaterra, vi não se quantos filmes, enfim...

Pouco se sabe dele, a sua bio é reinventada década a década, confundem-no com outros grande dramaturgos como Marlowe, atribuem-lhe peças desconhecidas, personagens fictícias, histórias rocambolescas.
Fizeram-se filmes hollywoodescos das suas peças, que tinham tudo menos a verdadeira essência do bardo.
Mas Shakespeare continua a ser o maior dramaturgo de todos os tempos e cada verso seu é uma manancial de sabedoria.

Nos anos 90 fiz uma sessão um congresso da APPI em que me dediquei a Shakespeare, não na sua totalidade, mas dando exemplos de como se poderia introduzir um tema tão difícil com alunos pouco habituados a ler em inglês. Felizmente, meses depois os programas foram revistos e a rubrica saiu.
Démos um suspiro de alívio. Anda tenho o manual Prime Time 11, em que um dos capítulos é tratado com alguma arte e leveza.

Quando preparava essa sessão, resolvi ir à internet e encontrei pano para mangas. Havia de tudo, desde resumos das peças, peças simplificadas, foruns de discussão, ajuda para trabalhos projecto, etc. Entretive-me a ler algumas das FAQ - perguntas mais frequentes - e diverti a plateia mostrando no retroprojector algumas perguntas com respostas inusitadas.

Q: Does anyone know how many characters die at the end of Hamlet?
A: I wish I knew it!

Hoje encontrei um sketch espectacular entre Rowan Atkinson e Hugh Laurie, em que se discute o tamanho de "Hamlet" . Para quem percebe inglês isto é de morrer a rir.

Cortar ou não cortar o to be or not to be da peça , eis a questão!


O humor inglês é o remédio mais salutar para os domingos monótonos!!

Long live SHAKESPEARE!

2 comentários:

  1. Fez-me rir. Vou tentar encontrar o link no youtube para enviar para as minhas irmãs (uma delas é professora de inglês)
    Obrigada pela partilha aqui :)

    ResponderEliminar
  2. Já me ri imenso com este sketch. Pu-lo no Facebook e teve bastante sucesso. É do Youtube. Os cartoons são imensos sobre as peças mais carismáticas!

    Bjinho

    ResponderEliminar