quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O bikini

Quando eu era criança, ninguém usava bikini.




 O fato de banho  tinha de ser completo e mesmo os homens, tinham de tapar uma parte do torso, o que era ridículo.
Lembro-me dum filme que o meu Pai tirou em Carcavelos, onde se vê o meu irmão com uns 13 anos e um fato de banho esquisitíssimo em que as alças atrás estavam torcidas. Muito gozámos com ele por causa disso, coitado!

Usávamos muitas vezes calções, alguns bem giros que a minha Mãe comprava em Paris, mas que também deram azo a reparos da polícia de costumes em Paço de Arcos. O homem queria multar a minha mãe dizendo que os calções eram fatos de banho e que não
podíamos atravessar a rua naqueles preparos. A cena foi tão ridícula que, muito tempo depois, ainda nos metíamos com a nossa Mãe, dizendo-lhe: A senhora tem de ir especificar à Polícia que espécie de calções são estes!!

Lentamente, veio a libertação da mulher e dentro de uns anos , o bikini entrou em força nos hábitos de verão. Do bikini passou-se ao topless ou monokini, sem pestanejar. San Tropez deu o tiro de partida.

Este ano, viam-se muitas topless nas rochas da Calheta, mas as mulheres em bikini ficam bem mais belas, na minha opinião. O que interessa é a estética, embora na praia, tudo se permita. É talvez um dos locais mais permissivos à face da terra.

Nos países em que não há praias, há zonas dos parques que são para nudistas. Lembro-me de ver alguns no Englischer Garten de Munique. Aí parecia-me um tanto ou quanto grotesco, não sei porquê...

3 comentários:

  1. Absolutamente de acordo, especialmente com a frase que sublinha ser a praia um dos maiores espaços de liberdade. É por isso que não compreendo como é que países ou autarquias do mundo que apregoa a liberdade proíbe indumentárias como a tal "burkini". Nas praias do Oeste, especialmente aos domingos, vêem-se muitas velhotas totalmente vestidas, de preto, com um lenço na cabeça. Ao lado, uma rapariga de biquini ou um rapaz de tanga, e se calhar um surfista de fato completo ou um praticante de caça submarina com capacete... porquê, então, estas proibições? E porque é que o Ocidente, tão lesto a condenar tudo e mais alguma coisa, deixa que estas proibições existam - França e a Alemanha não terão um tribunal constitucional, uma legislação geral, uma opinião pública? Depois admirem-se dos "radicalismos"...

    ResponderEliminar
  2. Curiosamente, Saint-Tropez instituiu o monokini, nos anos 60/70, e é a Côte d´Azur a primeira a probir o burkini! Diga-se também que a palavra bikini foi adulterada, porque não quer dizer duas peças, como o francês "deux-pièces", mas é sim uma referência ao atol de Bikini, onde se fez a primeira experimentação de uma bomba atómica, e na apresentação, em França do "deux-pièces" foi sugerido que seria, no meio machista da Europa de então, uma autêntica "bomba atómica". Agora já se fala de monoquini, triquini e outras corruptelas similares.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela referencia ao burkini, por acaso era para falar nisso e esqueci-me, pois a noticia tinha-me chocado imenso. Sim, o atol de Bikini foi escolhido para a primeira experiência da Bomba atomica e os soldados nem sequer tinham capacetes ou máscaras, apanharam com as radições, embora nas trincheiras donde observavam o fenómeno. Os americanos coultaram tudo isto, mas nos documentários da BBC, descrevem exactamente o que se passou.
    Também penso que a praia é um espaço extraordinário e que parece acalmar todos os ânimos, é raro ouvir discussões ou zangas, o ar do mar faz bem à psique. Hoje, infelizmente, está a chover aqui no Porto, mas vai abrir para a tarde. É bom para prevenir incêndios. Bom fim de semana, Mano.

    ResponderEliminar