sábado, 1 de outubro de 2016

O anonimato no meio das gentes


Há dias em que estamos sozinhos do princípio ao fim do dia.



Sozinhos no que se refere à família ou amigos, mas acompanhados de gente que nada nos é, mas cuja presença acaba por ser importante para o nosso equilíbrio mental.

Hoje resolvi ir à Baixa para ir buscar um pano lindo que trouxe de Leeds e do qual quero fazer uma toalha. Tinha-o deixado na Casa dos Linhos para o ajour.





Resolvi ir de autocarro e metro, o que leva uns 20m bem contados. Ao sábado há menos autocarros de

modo que ainda esperei uns dez minutos na paragem onde ouvi uma conversa interessante sobre a mania que se tem em Portugal de exigir tratamento por Dr a todo o propósito. Diziam as senhoras, a propósito, que os professores da universidade chegam a catedráticos tardíssimo, muitos só com 60 anos. Meti-me na conversa, dizendo que o meu filho tinha 40 e já era catedrático há três anos. Ficaram surpreendidas. Também lhes disse que nunca gostei que me chamassem, "setôra", mas que não tinha outro remédio senão tolerar.


Passear pela Rua de Santa Catarina é uma alegria. Gente, luz, sol, cor, pessoas felizes. Num cartaz lia-se : Shopping is cheaper than psychiatrists, o que se torna verdade quando temos dinheiro e apreciamos as montras. Nada comprei de valioso, mas andar por ali no meio da gente, anónima, desconhecida e ausente dos meus problemas foi um bálsamo autêntico.


Não fui ao hospital, já lá ia há dez dias non-stop, necessitava duma tarde para mim.

O resto foi o habitual. Fiz um cozido com os legumes que cá tinha - a minha empregada anda a faltar há uma semana por causa da filha doente e não tenho tempo para compras - e apesar de estar só, soube-me pela vida.


O meu neto chegou pelas 8.30 para ver o jogo do Porto. Foi-se embora no intervalo porque estava a cair de sono, mas o tempo que cá esteve foi a cereja no topo do bolo num dia bonito.








4 comentários:

  1. Que bom aspecto esse cozido! Coragem é o que lhe desejo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estava bom...

    Muito obrigada, Esmy. Um domingo cheio de sol!

    ResponderEliminar
  3. Sabe sempre tão bem um dia só para nós :) Quer dentro ou fora de casa. Sem stresse, sem horários...
    Admiro-a por fazer um prato tão complexo só para si! A maioria não tinha esse trabalho. Quando é só para elas comem só fruta ou sandwiches... Pelo aspecto está delicioso... Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. E já deu para duas refeições com a sopa deliciosa incluida. De vez em quando acho que é obrigatório comermos bem em casa, sozinhas ou acompanhadas :)
    Obrigada!

    ResponderEliminar