terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Inspiração a guache



Apesar de não ter recebido nenhuns comentários sobre as minhas ultimas entradas, continuo a "expôr" aqui os quadros que vou fazendo ou encontrando pelas inúmeras pastas e armários da minha casa.

Hoje encontrei este guache que fiz ainda na Paleta, o meu primeiro atelier. Já nem me lembrava de o ter feito e foi uma agradável surpresa.

Também encontro alguns de que não gosto, mas enfim, são experiências que, na altura, me ensinaram o que é belo e o que não é.

O guache tem umas cores e um brilho que as aguarelas não têm. Quanto a mim é um dos materiais mais bonitos de usar.

Pena é nas escolas nunca usarmos estes materiais com criatividade, lembro-me de odiar as aulas de Desenho e de esborratar tudo!!


11 comentários:

  1. Lindo! Nunca pintei a gouache, excepto no liceu onde era obrigatório. Mesmo assim gostava do efeito. Agora na escola de Pintura nunca se falou nisso! Fala-se em óleo, pastel, acrílico, aguarela, mas nunca gouache!
    Será considerado um material menos nobre? Não sei, mas hei-de falar disso na próxima aula.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usei todos os materiais de moto próprio, mesmo o pastel de óleo foi experimentado sem qualquer ensino, fiz tantos quadros nessa altura que acertei na escolha. Agora praticamente não o uso, mas hoje fiz um quadrinho que ficou mimoso. Gosto muito destas cores mais pálidas e o acrílico por vezes é muito agressivo.
      Bjinho

      Eliminar
  2. Hoje fomos a Serralves ver a exposição de Miró. Gostei, sobretudo com a explicação do Prof Domingos. Foi bom. Percebi minimamente o que significava aquela representação e o modo como um pintor com formação clássica e académica resolveu enveredar por esta representação, com um significado que antes não entendia.
    Acho, no entanto, que para se ter acesso à cultura se pague tanto! Não é qualquer pessoa que pode dar 11€ por um bilhete! É um exagero, acho eu...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei por não ir, pois os meus netos vinham cá e tb não me apetecia muito andar em grupo a ver quadros.Gosto muito de os ver sozinha, se calhar perco muito mas é mania minha...sou demasiado individualista, eu sei... :)

      Eliminar
    2. Como os bilhetes de cinema custam 7 euros, até acho que o museu é barato!! Mas deviam ter bilhetes seniores, não têm?

      Eliminar
  3. Querida priminhamiga

    Nunca tinha visto um guache teu e agora é que sei o que perdi. Este é então o primeiro? Para primeiro, Virgininha só... lhe falta falar. É uma pequena e incipiente maravilha. Creio que sabes que gosto muito de desenhar. De pintar não tanto. Porém nessa mescla de gosto e não gosto e talvez e assim-assim o meu preferido é o guache. Ponto.

    E se me permites deixo aqui uma opinião à MARIA EUGÉNIA que não tenho o prazer e conhecer (mas a quem convido a visitar a NOSSA TRAVESSA :-))) ):

    11€ por um bilhete para visitar uma exposição de pintura, mesmo sendo de Miró, não é um exagero - é um roubo.... à mão desarmada;

    O guache é um material tão nobre como os outros. O que acontece é que quando se pinta é pelo guache que se começa. Já está...

    Querida Virgininhamiga

    Desculpa-me a intromissão e o abuso de aproveitar o teu blogue para me dirigir à Maria Eugénia. Repito: palavra que adorei o teu primeiro guache.

    Bjs da prima Raquel e qjs do primo Henrique, o Leãozão

    E tu, minha desgraçada :-))))) quando voltas à NOSSA TRAVESSA??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Prio, até estou corada de vergonha, pois tenho ignorado a Travessa e sei que tu ficas triste. Este elogio cai bem, sabes que sou recatada, ainda hoje o meu irmão Mário me propôs fazer uma expo em Lisboa e eu disse-lhe logo que não. Dá trabalho e não vale o esforço. Gostava de te oferecer um quadro, vou a Lisboa no dia 17 para o almoço da cordeirada e se puder levo um guache e peço a uma das minhas manas para vos entregar. Não fico lá pois como sabes o Manel está muito doente e parte da família tem de vir. Um grande beijo para vcs dois.

      Eliminar
  4. Gostei (a seguir vou ver os outros)
    Eu gostava das aulas de desenho e no 8º ano consegui um 5 (na altura era a nota máxima) mas acho que venci pela quantidade - tínhamos de fazer cones, cubos, etc. e aderi com grande entusiasmo, não eram perfeitos, mas eram muitos :)

    ResponderEliminar
  5. Nunca tive mais de 13 a desenho e bem me esforçava, mas os materiais eram toscos, nós éramos muitos e nunca tínhamos as coisas necessárias.... :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. ADENDA

    Muito agradecido. Fico à espera, ansioso por ver e degustar esse guache... Qjs do primão H....

    ResponderEliminar