domingo, 8 de outubro de 2017

Árvores em mutação

Nem todos os outonos são iguais.

Alguns são precoces, outros serôdios, uns começam em Setembro, outros só se manifestam em Novembro.
2015
Todos os anos as mesmas árvores do Botânico, da Casa das Artes ou aqui do Campo Alegre perdem a folha em fases diferentes do ano, depois dum processo de uma beleza espectacular.

2016
O meu filho, que está nos EU, dizia-me hoje que a Natureza fará sempre parte do seu percurso de vida, mesmo nas alturas de grande stress. Disse-me que saía a mim. Penso que sim, o Pai era mais caseiro e citadino. Pedi-lhe que me levasse com ele quando pudesse,  pois prometia não falar, não gritar, nem rir...em suma, limitar-me-ia a contemplar a paisagem na sua companhia. O problema são as viagens longas e as caminhadas que não posso fazer.

2017
Hoje saí com a ideia de ir a Serralves, mas desisti por causa do calor abafado que se faz sentir aqui no Porto e que é mais acentuado por causa dos incêndios de Valongo, aqui bem perto. Talvez saia mais tarde se o meu filho mais novo não vier jantar, custa-me estar em casa com uma tarde linda.

2013
Entretive-me a comparar fotos dos mesmos locais em diferentes anos, no Outono e no inverno e descobri algumas interessantes, aqui do Botãnico e das imediações.







Curioso é também comparar as mesma árvores em pleno verão e no Outono. Qualquer delas é belíssima. Aqui trata-se do tulipeiro da Casa das Artes, uma das maiores da cidade.



Uma visão mais ampla abrange o contraste verão -inverno. Fantástico.
Lindos, os liquidambares de Serralves, que ainda não vi este ano. Normalmente só ficam castanhos em Novembro-Dezembro.




Aqui na minha rua , gozo da companhia dos áceres, para mim, os que têm, talvez, as folhas mais irisadas e belas de todas. Começam agora a amarelecer, mas esta mutação dura três meses. Ao pôr do sol são uma beleza, que admiro aqui da varanda, sem sair de casa.



Em tempos comprei um livro na Feira do Livro : Um Porto de Árvores da editora Campo Aberto. É um livro lindo e muito barato- 10€, apenas.
Tem fotografias belíssimas, mas algumas talvez não dêem suficiente valor aos originais.

Tenho procurado fotografar as mesmas à minha maneira :)


4 comentários:

  1. Gosto das fotos, gosto das cores que imprime nas suas pinturas que que para mim, são sublimes. Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Maria José. Não sei donde vem , mas é benvinda, claro! Hoje em dia são raras as pessoas que escrevem nos blogues, de modo que se tornam ainda mais queridas. Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Vou procurar o livro
    Gostei muito de todas as fotografias

    ResponderEliminar
  4. O livro esteve esgotado, mas agora penso que já não está. A Campo Aberto era em S. Catarina, mas já há uns aos que perdi contacto com eles, só recebo info sobre passeios. Gosto muito de árvores. Dá para ver, não???
    Bjinhos

    ResponderEliminar